Aproveitando a última conferência realizada pela Microsoft, em que ela apresentou o Windows 10, nova versão do sistema operacional da empresa, o Microsoft HoloLens foi anunciado e trata-se do "computador holográfico mais avançado que o mundo já viu".

Isso mesmo, o novo computador não é nada mais do que um óculos que cria uma realidade virtual inserida no mundo físico em que estamos, de forma que o usuário possa interagir com computador usando as mãos, movimentos com a cabeça e a fala.

Por mais que isso pareça futurista demais, a Microsoft já possui protótipos funcionando e deverá começar a produção em breve, já que disse que o HoloLens chegará ao mercado à medida que o Windows 10 for se adaptando.

Desde outubro de 2013, já existem rumores de que a empresa estava produzindo um dispositivo desta classe, porém só agora com o anúncio do sistema operacional que estará contido nele que o produto foi anunciado oficialmente.

O uso de hologramas permite que o usuário enxergue janelas onde quiser no seu campo visual, podendo redimensioná-las, trocá-las de lugar e interagir com as opções disponibilizadas pelo aplicativo.

Em um vídeo lançado pela própria Microsoft para promover o produto, é possível ver um homem em pé acessando sua biblioteca de fotos, enquanto existe uma janela de atalhos de aplicativos, como Skype, Internet Explorer, Músicas e Netflix.

No Skype, será possível transmitir a realidade virtual enxergada pelo usuário do HoloLens para o contato que estiver em um tablet ou desktop por exemplo, de forma que ele enxergue o mundo virtual que quem estiver com o óculos está vendo.

O óculos ainda é capaz de reconhecer o ambiente em que o usuário está, podendo, inclusive, criar um mundo do jogo Minecraft na sala de estar, com castelos sobre as mesas e outras construções sobre o sofá, sendo que o usuário usará suas mãos para interagir com os blocos do jogo e, assim que andar sobre o cenário, a imagem será reposicionada instantaneamente, dando a real impressão de estar andando pelo cenário.

O preço do produto ainda não foi divulgado, mas quem quiser investir nesse computador certamente terá uma tecnologia revolucionária nunca antes disponível no mercado.

Por Rannier Ferreira Mendes





CONTINUE NAVEGANDO: