As baterias de um notebook são envolvidas constantemente por ideias mitológicas. Pergunta-se com frequência se é melhor ou não retirar a bateria ao conectar o notebook na tomada. Outro questionamento é se existe algum risco na compra de bateria pirata e também se há a possibilidade da extensão da durabilidade da bateria do notebook.

– É correto afirmar que é necessário retirar o carregador da tomada no momento que a bateria do notebook estiver com a carga completa?

Não. Caso uma pessoa tenha uma tomada disponível e não haja necessidade de mover o notebook, o melhor é permanecer o notebook ligado na tomada. A bateria tem um tempo de uso que tem limitação através do número de cargas. Desta forma, usa-la de forma desnecessária causará um desgaste sem utilidade que irá acarretar na diminuição do seu tempo de uso.

– É preciso retirar a bateria se desejarmos utilizar o computador conectado diretamente na tomada?

Não. Recentemente, as baterias de íons de lítio não têm o efeito memória. Esta característica era constante nas baterias anteriores de níquel cádmio, que necessitavam de uma descarga total antecipada para o começo de serem recarregadas novamente. 

Existe também o fato de que, se a bateria permanecer no computador, você poderá prevenir a perda de seu trabalho se a energia cair.

– Manter o notebook conectado em tempo total diminui o tempo de uso da bateria?

Caso o computador esteja o tempo todo ligado na tomado, não é necessário. O tempo de uso da bateria é determinada pela quantidade de vezes que ela chega no nível de 100% de carga. Caso o computador se mantenha o tempo todo conectado na tomada, ao considerar a ausência da modificação do nível de carga da bateria, não terá nenhum desgaste para a bateria.

A bateria pode ser danificada se deixar se o seu tempo for zerado. Caso você mantiver a bateria descarregada armazenada por muito tempo, sua carga mínima de utilização poderá se perder, tornando a bateria sem uso.

Por Felipe Couto de Oliveira

Foto: divulgação


Seu sonho sempre foi ter um notebook com uma bateria que durasse mais? Pois ele está prestes a se realizar! A Acer anunciou que trará ao Brasil a linha Timeline X de aparelhos que alia um bom processamento com uma bateria de longa duração, além de um design ultrafino, garantido a beleza do equipamento.

Os produtos devem chegar às lojas em cinco configurações diferentes ainda este mês. Quanto ao processador, será possível encontrar modelos com Intel Core i3 e i5, já as telas podem variar de 14 polegadas – nos modelos AS4820T-5175, AS4820T-5416 e AS4820T-3910 – a 15,6 polegadas – nos modelos AS5820T-5704 e AS5820T-6490 – e a bateria durará até onze horas.

Assim, você poderá sair com o seu equipamento sem se preocupar em levar junto o carregador e sempre que possível conectá-lo a uma tomada. Será mais autonomia para o usuário que poderá trabalhar e até usar o seu notebook para entretenimento em qualquer lugar.

Os preços sugeridos para o consumidor finalmente giram em torno de R$ 2 mil.

Por Guilherme U.





CONTINUE NAVEGANDO: