Como fazer um notebook velho e lento funcionar melhor?

Com o tempo, qualquer notebook ou PC acaba demonstrando sinais de que está sendo afetado pelo peso do tempo.

Para evitar maiores problemas, um recurso que pode ser adotado neste caso é o de investir em algumas peças, como a instalação de SSD, que é um disco em estado sólido muito mais resistente que garantirá uma potência maior ao seu aparelho ou também outros atributos que podem deixar o equipamento mais rápido.

Entretanto, para que estas questões sejam resolvidas, é importante investir um certo valor nestes equipamentos específicos. E para não cair em situações ruins comprando peças que não valem a pena, é necessário pesquisar por preços e também quais são as melhores opções do mercado. Assim, iremos dar destaque a algumas ações com dicas do que pode ser feito para que seu computador ou notebook tenha um bom desempenho, mesmo sendo antigo. Confira!

Recorra a tomadas

Este apesar de ser um ponto importante, é claro acaba não sendo respeitado por muitos pelo fato de que um dos pontos mais atrativos de se ter um notebook é o fato de que este conta com uma mobilidade maior. Não é necessário ficar a todo momento conectado em tomadas, por exemplo. Mas esta é uma dica importante que pode proporcionar melhorias em seu equipamento mais antigo.

Isso, pois caso você use seu notebook no mesmo lugar, é importante se utilizar de uma tomada o tempo todo, isso garantirá um desempenho melhor por mais tempo. O primeiro motivo para esta ação é que ela pode preservar mais a bateria, dando a esta uma vida útil maior.

As baterias usadas atualmente são feitas de íon-lítio, e a saúde delas é definida por ciclos, portanto, ao se utilizar muito do notebook fora da tomada, carregando este novamente, ele pode perder alguns ciclos de forma desnecessária. Então, utilize desta maneira apenas quando for necessário, caso contrário, aproveite da tomada para preservar seu aparelho.

Leia também:  Tablet da China - Cuidado com os Modelos Baratos

Para entender se a bateria do seu aparelho não está em seu melhor estado, perceba se o notebook está descarregando mais rapidamente do que costumava acontecer. Caso isso seja notado, procure adotar estas medidas destacadas, pois elas garantirão uma duração maior.

Mantenha abertos apenas aplicativos em uso

Um dos grandes problemas enfrentados pela maioria das pessoas é o fato de que estas utilizam do computador deixando várias abas e aplicativos abertos. E isso pode prejudicar o bom desempenho do aparelho, gerando lentidões e outros problemas. Alguns aplicativos, em especial, navegadores como o Google Chrome, ocupam muito da memória RAM do aparelho e isso faz com que o processador acabe agindo de uma forma mais lenta. Portanto, evite deixar aplicativos abertos sem ser necessário, pois isso pode roubar muito da memória do seu notebook.

Um método para evitar que isso aconteça é utilizando da ferramenta do Windows que encerra as atividades de aplicativos que estão ociosos, basta procurar pro aplicativos de inicialização e desativar tudo aquilo que não estiver sendo necessário no momento.

Faça uma limpeza completa

Esta é uma dica importante, mas que em geral acaba sendo mais aproveitada para os PCs, visto que os notebooks são mais fechados. Entretanto, também pode ser aproveitada nestes em relação ao teclado e outras aberturas por exemplo.

É importante sempre manter o computador limpo, para evitar que poeiras e outras sujidades acabem afetando os componentes deste. Este tipo de situação pode impactar muito no desempenho do aparelho, pois caso ele esteja sujo por dentro e com acúmulo de poeira é possível que a máquina acabe aquecendo mais e cause lentidões. Desta forma, esta dica é essencial para manter seu PC em dia.

Leia também:  Rumores sobre as especificações do Sony Xperia Z4 Tablet

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.