Notebook para Estudar – Qual a Melhor Configuração para Comprar


Veja aqui as principais configurações que precisa ficar de olho na hora de escolher o melhor notebook para estudar.

Com as infinitas opções de notebook ofertadas no mercado, é cada vez mais difícil de encontrar um modelo eficiente e barato para utilizar nos estudos. Se você também está enfrentando esta dificuldade, fique atento, pois tentaremos ajudar você a escolher o melhor notebook para estudar.


Antes de começarmos com as dicas, é preciso que todos saibam que existem duas opções de computador no mercado. A primeira é o notebook, que é a opção para quem busca mobilidade e portabilidade, onde poderá carregar o aparelho para diversos lugares. Já a segunda opção é o modelo Desktop, que geralmente oferece um desempenho maior e é mais barato que o notebook, porém, tem a desvantagem de ocupar muito mais espaço e não ter como ficar carregando ele para qualquer lugar, precisando assim ficar em um local fixo.


Outra grande vantagem do notebook, é que para começar a utiliza-lo basta tira-lo da caixa. O aparelho não precisa de cabos, periféricos ou outros dispositivos, necessitando apenas de uma tomada para liga-lo.


Isto posto, também é preciso ficar atento ao sistema operacional instalado no notebook. Geralmente os aparelhos vendidos no mercado possuem o sistema Windows, Linux ou os Macbooks da Apple, sendo que o Linux geralmente vem instalado nos notebooks de menor custo, já que é um sistema gratuito. Já os Macbooks, assim como qualquer dispositivo da Apple, acaba sendo os modelos com maior custo, mas também com melhor desempenho. Já os modelos com Windows são os mais indicados, uma vez que são mais populares e utilizam o principal sistema operacional do mundo.


Mas se você está procurando um notebook apenas para estudar, então o principal item que você precisa ficar de olho nos notebooks é quanto ao processador que está instalado. Vale lembrar que o processador é o principal responsável por todo o desempenho do computador. Quanto a memória RAM e memória interna, eles também são importantes, porém, são itens que podem ser trocados facilmente quando precisar atualizar o seu notebook.

Computadores de Entrada

Para aqueles que estão pensando em utilizar o notebook apenas para atividades básicas como acessar a internet, escrever ou ler textos, enviar e receber e-mails ou simplesmente assistir vídeos, este modelo é o ideal, uma vez que irá oferecer o melhor custo benefício. Nesta categoria, os melhores processadores são o Atom, AMD Radeon da Série 3000, além do Intel Celeron G5000 e G6000.

para quem precisa trabalhar com várias abas do navegador abertas, aplicativos online ou então com arquivos pesados e planilhas, o ideal é buscar notebooks com processadores um pouco mais potentes, nesse caso indicamos o AMD Ryzen 3, AMD Ryzen 5, Intel Core i3 ou Intel Core i5.

Caso esteja pensando em escolher um notebook com processador Intel, é importante que você fique atento a qual geração ele pertence. O mais indicado é que você prefira processadores da 10ª ou 11ª geração. Entretanto, também existem no mercado os processadores Intel da 12ª geração, que foram lançados há menos de um ano, por isso devem ser um pouco mais caros.

Já se você está pensando em comprar um notebook com processador da AMD, também é preciso ficar atento a geração do processador. O mais indicado é que você foque em modelos equipados com processador das séries 3.000, 4.000 ou então 5.000 (que é a geração mais nova no mercado).

Processadores mais Avançados

Para quem está pensando em comprar um notebook para tarefas mais pesadas como mexer com edição e renderização de vídeos e áudios, realizar trabalhos de design ou então de programação, o indicado é que a pessoa busque por notebooks com processadores mais potentes. Neste caso, o indicado são os processadores Intel Core 7 ou então o AMD Ryzen 7. Estes processadores costumam possuir o clock maior e com mais quantidade de núcleos, fazendo assim com que o desempenho para tarefas mais pesadas seja muito superior do que em computadores com processadores de menor potência.

Já se além de estudar, você está pensando em utilizar o notebook para jogos, aí o indicado é que você procure notebooks com processador Intel Core 7 ou AMD Ryzen 7 ou Ryzen 9. Além disso, é indicado que o notebook também possua uma placa de vídeo dedicada. Vale lembrar que ainda há notebooks com sistema de resfriamento especial, para suportar longos períodos de jogatina sem perder a performance.

No geral, é preciso que você fique de olho na quantidade de núcleos do processador do notebook, uma vez que quanto mais núcleos o processador tiver, melhor será o seu desempenho nas atividades.

Memória RAM

Além dos processadores, outro item que as pessoas precisam olhar um pouquinho mais na hora de comprar um notebook é quanto a memória RAM do aparelho. Quanto mais memória RAM o computador tiver, mais rápido e tranquilo será o seu desempenho nas execuções das atividades. Atualmente os modelos vendidos possuem 2GBou 4 GB de memória RAM, tendo ainda mais raramente modelos com até 8 GB de memória RAM. Quanto maior for a memória RAM, melhor será o desempenho do notebook. Vale ficar de olho também se o notebook permite fazer facilmente o upgrade de memória.

HD ou SSD

Outro detalhe que é preciso ficar atento nos notebooks, é quanto a sua memória interna, que pode ser utilizado um HD ou SSD. O SSD é uma tecnologia mais moderna e rápida, porém, seu custo é bastante maior do que o de um HD. Para o HD a grande vantagem está no espaço disponibilizado, já que por ser mais barato geralmente oferece mais capacidade de memória interna do que o SSD.

Tela HD ou Full HD

A maioria dos notebooks utiliza tela HD e placa de vídeo integrada. Porém, vale ficar de olho em modelos com tela Full HD, que oferecem uma qualidade de imagem melhor, porém, possuem um custo também mais alto.

Quanto ao tamanho da tela, para usar no trabalho ou escola o mais indicado são notebook menores e mais leves, por isso, os equipamentos com tela de 15 polegadas são o ideal. Também é bom ficar de olho nos modelos com tela de 13 ou 14 polegadas, já que por serem menores podem ser mais cômodos de se transportar.

Gostou das dicas para ajudar você a escolher um notebook? Agora que você já sabe as principais informações que precisa ficar de olho antes de comprar o seu notebook, não perca tempo e realize uma pesquisa buscando o modelo com melhor custo benefício para a sua utilização.



Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.