Dicas de como limpar a tela do notebook



Apesar de você ficar tentado a manter o plástico da fábrica na tela do seu notebook para sempre, esta atitude não é recomendada. Então, com o tempo é normal que a tela comece a ficar suja, pelo acúmulo de poeira.

As manchas de sujeira podem ser piores caso você tenha o hábito (ruim) de tocar na tela com os dedos. Além da poeira, há também a gordura da pele. No entanto, você pode limpar a tela do notebook do jeito certo e deixá-la praticamente nova. O mais importante é evitar produtos químicos que danifiquem o aparelho.



Sua tela está precisando de uma limpeza? Veja dicas de como fazer essa tarefa se tornar prática e fácil.

Pano macio

Se o problema for apenas a poeira, um pano macio (como os de algodão ou microfibra) é útil. Não molhe nem umedeça, ele deve estar seco. Passe em toda a tela sem fazer força com as mãos. Se necessário repita o procedimento até que você note que a tela está mais limpa e sem sinais de poeira.



O recomendado é fazer movimentos circulares em uma única direção (da esquerda para a direita, por exemplo) para garantir que você irá remover toda a sujeira.

Produto de limpeza para notebook

Existem produtos de limpeza específicos para notebooks e telas de TV em LCD ou LED. Caso note que há muita sujeira (e manchas de dedos) o ideal é apostar neles. Ainda assim, nada de sair aplicando direto na tela.

Primeiro, desligue o notebook. Em seguida, pegue um pano macio que não solte fiapos e aplique algumas gotinhas do produto de limpeza para notebooks e telas. Passe delicadamente sobre a tela, nada de forçar.

Leia também:  Toshiba Kirabook - Novo Ultrabook com Tela de Alta Resolução

A vantagem do kit limpa telas é que, além do produto, você recebe também uma flanela adequada para a limpeza destas superfícies. Então, sem chances de errar. O preço também é acessível, em média R$ 20. Como são usadas poucas gotas para limpar, o produto dura bastante.

Água destilada para sujeiras difíceis

Se você não tiver o kit limpa telas em casa, mas encontrou sujeiras difíceis de remover a seco em seu notebook, pode contar com a água destilada. De qualquer forma, a regra é a mesma, não molhe demais o pano, apenas umedeça e passe delicadamente sobre a mancha.

Repita os movimentos circulares, para facilitar a remoção da sujeira.

Pincel de cerdas macias

Você reparou que a tela do notebook não está assim tão suja e que o grande problema é um leve acúmulo de poeira? Fique tranquilo, ao invés de um pano macio, você pode utilizar também um pincel com cerdas macias.

Aí é só ir “varrendo” a tela com o pincel, também em movimentos circulares e sem forçar o display. Afinal, as partículas de poeira também riscam as telas, por isso é importante ser delicado durante a limpeza.

O que evitar?

As quatro dicas acima são recomendadas para a limpeza da tela do seu notebook. Então, é importante evitar produtos de limpeza como multiusos, álcool, limpa-vidros e detergentes. Eles podem danificar o display.

A água filtrada ou da torneira também não é recomendada, por causa do cloro e dos minerais ali presentes. Mesmo que usada em pequena quantidade, existe o risco de manchar a tela do seu notebook. Por isso, opte pela água destilada.

Papel higiênico ou papel toalha também é proibido, pois, podem riscar o display. Além disso, evite os tecidos que não são 100% algodão. Eles vão soltar fiapos.

Leia também:  Surface Pro 3 com Windows 8

Dá para sujar menos a tela?

Apesar de parecer impossível, existem sim dicas que evitam que a tela do notebook suje tão frequentemente. E que permitem que a limpeza seja feita da forma mais prática, com um pano de microfibra seco.

Primeiro, evite tocar a tela com os dedos. Se precisar fazer isso (alguns notebooks tem a função touch) coloque uma película, assim como faz com seu smartphone. Por último, sempre que o notebook não estiver em uso, mantenha a tampa fechada. Assim evita que a poeira se acumule na tela.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *