Samsung Intel Celeron N4000 – Características, Especificações





O Samsung Celeron N4000 se assemelha muito aos Macbooks da linha branca, que foram disponibilizados até 2010. Sua construção é de certa forma simples, com uma carcaça construída em plástico, com um leve efeito granulado na parte de dentro.

Assim como no mercado de smartphones, as empresas lançam uma série de notebooks focados no mercado de entrada. São dispositivos que tem configurações mais simples e que tem como objetivo satisfazer aqueles que irão desempenhar tarefas bastante básicas. Modelos como este trazem processadores que não necessitam de refrigeração complexa, como outros modelos, além de serem compactos e bastante leves.

Um destes foi lançado pela Samsung com a alcunha de Flash F30, com destaque para o seu processador da linha Celeron, além do visual bastante simples.




Construção

O modelo lançado pela Samsung se assemelha muito aqueles Macbooks da linha branca, que foram disponibilizados no mercado até 2010. Sua construção é de certa forma simples, com uma carcaça construída em plástico, com um leve efeito granulado na parte de dentro.

E por falar na parte de dentro, ao abrir o notebook, um detalhe chama a atenção: a Samsung optou por mudar o design do teclado, com teclas redondas, diferentemente do estilo mais quadrado que estamos acostumados a encontrar por aí. Nas avaliações dos usuários, ao digitar nas teclas, não se encontra grandes incômodos. Um ponto que pode incomodar é a falta de iluminação no componente, afetando quem utiliza no escuro.


Celeron com desempenho básico

Em seu interior, encontramos o Celeron N4000, processador dual core com frequência base em 1.10 GHz, subindo para 2.60 GHz caso haja uma maior demanda do componente. Este tem especificações bastante simples, auxiliando no consumo de energia. Apesar de ficar atrás em comparação aos chipsets mais avançados da Intel, ele suporta as memórias DDR4 de altíssima velocidade, além de trazer uma rede sem fio que reconhece padrões com capacidades de download e upload melhores, o que deve ajudar quem possui uma boa rede.

Acompanhado do processador, temos 4GB de memória RAM, o mínimo para usufruir de uma boa experiência no sistema operacional. Mesmo voltado ao mercado básico dos notebooks, o modelo da Samsung traz uma quantidade interessante, já que navegadores e programas estão cada vez requisitando melhores configurações. Caso o usuário precisar expandir, pode chegar até 8GB de RAM no equipamento.

Tela compacta

Apesar de não anunciar publicamente, a Samsung construiu o Flash focando em sua mobilidade. Parte disto está na tela, com tamanho total de 13.3 polegadas. Em rápida pesquisa no mercado nacional, são poucos o que segue este tamanho, claramente se inspirando nos Macbooks Air, lançados há algumas gerações pela Apple. Um ponto positivo que este painel tem em comparação aos outros é a sua resolução, sendo ela uma Full HD com tecnologia LED.

A superioridade se encontra principalmente no consumo de mídia, na hora de se assistir um Netflix, por exemplo, ou algum vídeo no Youtube, já que a resolução mais alta resulta em um conforto visual melhor para quem vai utilizar o notebook.

Bateria, conexões e sistema operacional

Ao levar uma unidade do notebook da Samsung, o utilizador vai poder usufruir do Windows 10 e os aplicativos instalados de forma nativa pela Samsung. A versão é a Home, que supre de forma considerável a utilização da maioria das pessoas. Grandes partes dos recursos presentes no sistema da Microsoft já estão nesta variante, que deve ser atualizada por muito tempo, já que o Windows 10 deve receber atenção especial por muito mais tempo, em comparação aos seus antecessores.

Nas conexões, estão presentes saídas USB 2.0 e 3.0 além da entrada para cartão de memória, HDMI e fones de ouvido. A bateria, segundo relato dos usuários, dura de seis a sete horas em atividades leves, graças em parte ao seu processador.

SSD

Como armazenamento interno, são 64GB presentes em uma unidade SSD, o que contribui para que uma maior velocidade, já que uma unidade sólida exclui os problemas que uma unidade tradicional possui. Para quem quer expandir este espaço, no interior do notebook, há slot para uma placa SSD m.2.

Disponibilidade e preço

Até o fechamento desta matéria, é possível encontrar em varejos online, por preços que variam entre R$ 1.599 até R$ 2.000, cifras altas se compararmos os seus concorrentes na mesma faixa de preço.

Por Leandrinho de Souza

Samsung Celeron N4000



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *