Nova versão da suíte de aplicativos da Microsoft será lançada no segundo semestre do próximo ano.
Como todos sabem, os desenvolvedores de tecnologia melhoram seus produtos praticamente todos os anos. A notícia mais atual do ramo veio da Microsoft, nessa terça-feira, 26/09. Em seu evento Ignite 2017, ocorrido em Orlando, a empresa anunciou ao público a nova versão do já conhecido pacote Office.
O novo Office 2019 tem previsão para o próximo ano, no segundo semestre. De acordo com a empresa, as versões de teste serão disponibilizadas na metade de 2018 e seis meses depois, o pacote estará concluído e pronto para ser vendido.
A compra da nova suíte de produtividade acontecerá de forma diferente em relação à versão atual no mercado. Enquanto o Office 365 disponibiliza pacotes anuais de assinatura, com pagamento mensal, o novo Office 2019 terá pagamento único, em apenas uma taxa. Depois de realizar o pagamento, o usuário poderá utilizar todos os aplicativos do pacote sem taxas mensais. Os preços do novo Office ainda não foram divulgados.
Atualmente a Microsoft fornece pacotes para uso doméstico, para uso individual e também o pacote para empresas, esse último dividido em Business Essentials, Business Premium e Business, de acordo com cada tipo de negócio. É provável que o pacotes e preços se mantenham parecidos, mas ainda é difícil saber ao certo.
Uma das maiores apostas do Office 365, a versão atual do pacote da Microsoft, é a possibilidade de acesso à nuvem de 1 TB em qualquer dispositivo e qualquer lugar. Dessa forma o usuário pode encontrar todos os documentos, músicas, vídeos e imagens armazenados no OneDrive quando precisar. O novo pacote de produtividade foi desenvolvido especialmente para empresas que não utilizavam o sistema e para pessoas que não se sentem à vontade usando a nuvem, e será uma ferramenta de grande valia para usuários como profissionais de TI, que preferem manter todos os seus arquivos e aplicativos no PC.
Com lançamento previsto para o ano que vem, o pacote Office 2019 contará com os já conhecidos aplicativos Word, Power Point, Excel e Outlook. Todos os anos pequenas modificações são realizadas no Word, como mecânismo de correção ortográfica. A nova versão terá alguns novos recursos, mas manterá todas as funções básicas. As ferramentas de desenho também receberão upgrades, com sensibilidade à pressão, replay de desenho e novos efeitos.
A Microsoft tornou público novidades sobre as canetas Stylus, para laptops e tablets com sistema Windows, além das novas animações Morph e Zoom para apresentação no PowerPoint. O Excel apresentará fórmulas novas e outros gráficos, tornando a experiência com o programa mais simples e eficaz. Além de apresentar upgrades nesses apps, ainda terá soluções para os aplicativos voltados para empresas, como SharePoint, Exchange e Skype for Business.
É esperado que o Office 2019 chegue ao mercado com diversas versões, tanto para Mac quanto para iPad, assim como no pacote atual, mas até o momento, pouco se sabe a esse respeito.
Entre as principais características do Office 365, está a possibilidade de instalar os apps em vários dispositivos, como PC e smartphone. Segundo os desenvolvedores, o Office 2019 poderá ser instalado em apenas um computador.
Assim como aconteceu em todas as versões anteriores, é esperado que o design dos programas mude um pouco, mas não foi apresentado ao público nenhuma prévia acerca do visual do novo pacote. O mais provável é que ainda não tenham escolhido o aspecto definitivo, ou talvez o projeto ainda esteja no começo.
Segundo a Microsoft, o novo pacote Office receberá algumas modificações de tempos em tempos, mas em determinado momento, novas ferramentas não serão incluídas nos programas. A última grande modificação ocorreu em 2015, quando foi lançado o Microsoft Office 2016. Novas informações sobre o Office 2019 serão anunciadas nos próximos meses.
Fabio Santos
Deixe um comentário