Empresa busca utilizar Realidade Virtual para auxiliar no aprendizado de alunos.
De acordo com as informações divulgadas pela Positivo, o princípio em torno da idéia é possibilitar que conteúdo escolar possa ser entregue para alunos que estejam estudando entre o 6° e o 9° ano. O projeto apresentado pela empresa ainda prevê a criação de vídeos de 360° com conteúdo sobre temas atuais tais como dengue e mobilidade urbana.
Produtos envolvendo o uso da realidade virtual já há um bom tempo tem sido foco de grandes companhias, a exemplo da Samsung, Microsoft e Facebook. Elas tem investido tanto nesse sentido que muitos especialistas já as consideram como responsáveis por provocar uma grande revolução digital lado a lado com a inteligência artificial.
A realidade virtual se tornou bastante conhecida por sua grande usabilidade em jogos e também em aplicações envolvendo o setor corporativo. Ainda assim, como é possível perceber, ainda há uma grande gama de áreas que podem ser exploradas e uma delas é a sala de aula. Educadores que se deram ao trabalho de investigar o assunto acabaram concluindo que a tecnologia não permitirá apenas que uma nova experiência de interação para o aprendizado seja criada, mas como também poderá contribuir grandemente para que os temas estudados possam ser compreendidos.
De olho no potencial que a tecnologia pode proporcionar várias das principais instituições de ensino do mundo, entre as quais o Carnegie Mellon, Massachusetts Institute of Technology (MIT), Harvard e Stanford, fazem parte do chamado "Immersive Education Initiative". Um consórcio composto por algo em torno de 7 mil associados distribuídos pelos quatro cantos do mundo.
Esse programa tem como principal objetivo desenvolver sistemas de realidade virtual que sejam capazes de impulsionar a educação desde a pré-escola até as pesquisas de doutorado.
A Positivo Informática, que possui sua sede situada na cidade de Curitiba, é uma das primeiras empresas brasileiras que estão trabalhando com o foco de usarem a realidade virtual para levar conteúdo educativo para os alunos do sexto ao nono ano.
Chamado inicialmente de “Na Real Educação Imersiva”, o produto apresentado pela companhia conta com dez vídeos, todos em 360° graus, que versam sobre diversos temas atuais ao nosso cotidiano. Drogas, saneamento básico, mobilidade urbana, consumo e poluição estão entre os principais temas a serem apresentados aos alunos.
Mais uma prova de que a tecnologia pode ser muito bem usada para fins mais do que “positivos”.
Por Denisson Soares
Deixe um comentário