Dicas de Como Escolher a Memória RAM para seu PC



Confira aqui algumas dicas do que verificar antes de escolher uma nova memória RAM para seu PC.

Muitas vezes quando o seu computador está lento, isso poderá ser resolvido com um upgrade na memória RAM do dispositivo. Antes de fazer a compra você deverá prestar atenção para certos detalhes que podem ser essenciais, como pegar peças erradas e contar com prejuízo no bolso.

É o perfil do usuário que vai apontar quanto é a memória necessária para o computador. Para músicas, edição de textos e navegação na internet, 2 GB de memória RAM são o suficientes para esses atos.



Já para aqueles que necessitam fazer edições de vídeos ou jogar games mais atuais em um nível médio de resolução, a memória RAM que deve ser considerada é de, no mínimo, 4 GB. Para esses trabalhos, mas com efeitos profissionais e jogos em resoluções máximas, a memória RAM deverá se apresentar entre 8 GB até 16 GB.

O que mais o usuário deverá verificar?

Outros atributos devem ser verificados, além da quantidade da memória RAM. A latência é uma delas. Ela vai apresentar o tempo da resposta da memória e isso é medido em ms (milissegundos). Pesquise memórias que tenham um numero menor de latência, pois serão melhores.



A taxa de dados também deve ser observada. Ela vai ser a velocidade da operação da memória que tem a sua medição feita por MT/s (transferência por segundo). Os módulos DDR2 ficam em 1066 MT/s e os DDR3 conseguem chegar a 1600 MT/s. Ou seja, quanto maior esse número, melhor será o desempenho.

Mais uma questão deve ser observa se refere ao tipo da memória que a placa-mãe do seu PC conta com compatibilidade. Hoje os padrões ficam em DDR2, DDR3 e os novos DDR4, que são os mais modernos.

Leia também:  Samsung 7 Spin - Novo Notebook Híbrido com Tablet

Quantidades de slots

Elas são as entradas que estão disponíveis para pentes de memória. Observe isso para não comprar uma quantidade acima do que a placa-mãe tem suporte. Há alguns programas que você encontra na internet que vão apontar a compatibilidade da placa-mãe e também as entradas que são disponíveis.

A grande maioria das placas-mãe contam com a tecnologia Dual Channel, que possibilita que o seu sistema tenha melhor desempenho trabalhando em paridade. Ou seja, dois módulos de 4 GB trabalhariam melhor que apenas um de 8 GB.

O seu processador também deverá ser observado, uma vez que se o mesmo é em 32 bits, o máximo de memória RAM será de 3 GB. Não vai adiantar colocar um número maior que esse. Acima deste número somente com um processador com 64 bits.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *