A web vai passar por uma mudança como nunca se viu igual! É que o HTTP passará a ser chamado HTTP/2 e a mudança não é apenas no nome, em breve, o protocolo de transferência de hipertexto vai receber uma atualização como nunca se viu igual e já está tudo oficialmente aprovado e pronto para entrar em funcionamento!
O HTTP/2 começou a ser desenvolvido ainda no ano de 2012 quando foi selecionado um outro protocolo para a internet, o SPDY da empresa Google. Este foi o ponto de partida para chegar ao resultado que hoje foi obtido. O processo passou por 17 etapas, sendo que a cada nova etapa ele era melhor elaborado, falhas eram eliminadas e assim, conseguiu-se um resultado realmente surpreendente.
O presidente do Grupo responsável pelo HTTP, Mark Nottingham, divulgou através de seu blog a confirmação de que o HTTP/2 está pronto, já tendo sido aprovado pela Internet Engineering Steering Group – IESG.
A próxima etapa para que o HTTP/2 seja admitido como o novo padrão para a internet é ser publicado como um Request for Comments, uma espécie de pedido de comentários.
Entre as novidades que o HTTP/2 traz estão as novas funcionalidades: maior velocidade e requer menor banda, além de garantir vantagens para as conexões que exigem segurança.
Uma das novidades é a possibilidade de muitos "HTTP Requests", que antes eram evitados para não deixar a página mais pesada, mas agora já é possível, sem problemas, garantindo assim que em uma mesma conexão, muitas mensagens possam ser intercaladas, sem que uma mensagem bloqueie a outra.
E o melhor de tudo é que o HTTP/2 não trará nenhum problema durante sua transição, pois não prejudicará em nada o HTTP/1, com isso, o usuário nem perceberá as modificações que estão sendo realizadas, contando somente com os benefícios deste novo protocolo da web.
E o Google já está preparando uma atualização para o seu navegador Chrome que dará suporte ao novo HTTP/2, substituindo assim o seu antigo protocolo SPDY.
Quem desejar consultar as perguntas mais frequentes sobre o HTTP/2 e as respostas, basta acessar: http2.github.io/faq.
Por Russel
Deixe um comentário