Uso de dispositivos eletrônicos à noite prejudicam o sono, diz pesquisa

De acordo com uma pesquisa feita pela Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, os usuários que leem livros ou artigos antes de dormir podem atrapalhar o sono e ter efeitos negativos sobre a saúde. 

Alguns pesquisadores da Universidade de Harvard compararam a diferença entre realizar uma leitura de livros de papel e outra em leitores digitais antes de dormir. Eles descobriram que as pessoas que possuem o hábito de ler livros digitais, consequentemente levam mais tempo para dormir e não tinham um sono de qualidade. E, por essa razão, se sentiam bem mais cansados ao acordarem na manhã seguinte.

Mas por que isso acontece? Segundo os pesquisadores, o motivo está na luz  azul (faixa de onda) emitida pelos aparelhos digitais (e-readers), que podem prejudicar o relógio biológico. A exposição excessiva à luz azul à noite desacelera ou impede a produção de melatonina, hormônio que regula o sono.

Esta pesquisa foi realizada com 12 pessoas que ficaram dentro de um laboratório na universidade por duas semanas. Eles passavam cinco dias lendo em um iPad e cinco dias lendo em livros de papel.

Logo após passar os dez dias, foram realizados exames de sangue que confirmaram que a produção de melatonina era menor quando as pessoas liam no tablet. Essas pessoas tinham um sono leve e se sentiam mais cansadas que as outras.

De acordo com o coordenador da pesquisa, Charles Czeisler, dormir mal aumenta o risco de doenças cardiovasculares, doenças metabólicas, como a obesidade, diabetes e o câncer. Por esse motivo, os resultados obtidos nesta pesquisa preocupam os médicos.

Czeisler comenta que há uma preocupação especial com os jovens que já possuem deficiência do sono e ficam ligados em seus aparelhos eletrônicos de madrugada. 

Segundo a pesquisadora Victoria Revell, que realiza pesquisas sobre o impacto da luz sobre o corpo na Universidade de Surrey, no Reino Unido, recomenda aos adolescentes que reduzam o uso excessivo dos dispositivos eletrônicos que emitem luz à noite, para evitar problemas de saúde futuramente.

Por Raquel Alice Moreira

Foto: Thinkstock

Posts Recentes

Honor Magicbook Pro 16: Desempenho extremo com o Intel Core Ultra 5

O Honor Magicbook Pro 16 chega ao mercado internacional com potência e design inovador, prometendo transformar a experiência de uso… Leia Mais

Os melhores notebooks em custo-benefício para 2023

Com a chegada de 2023, vários modelos de notebook entraram em promoção no Brasil, e agora é um ótimo momento… Leia Mais

Os melhores notebooks em custo-benefício de 2022

Conheça os 6 notebooks que valeram a pena investir este ano; confira! Escolher um notebook é uma tarefa complicada! Existem… Leia Mais

Fantástico: Supercomputador da Petrobras tem 678 TB de memória RAM

O Supercomputador Pédaso tem como missão ajudar os geofísicos da empresa a encontrar a localização exata das reservas de petróleo… Leia Mais

Notebooks baratos para comprar na Black Friday

Confira a lista com 4 opções de notebooks bons e com preços acessíveis para você analisar o preço durante a… Leia Mais

Os melhores notebooks que servem para trabalhar e jogar em 2022-2023

Procurando um notebook bom para trabalho e jogo e que seja barato? Confira nossas dicas. Algumas marcas de notebooks disponíveis… Leia Mais

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies