Como preservar a bateria do seu notebook


As baterias de um notebook são envolvidas constantemente por ideias mitológicas. Pergunta-se com frequência se é melhor ou não retirar a bateria ao conectar o notebook na tomada. Outro questionamento é se existe algum risco na compra de bateria pirata e também se há a possibilidade da extensão da durabilidade da bateria do notebook.


– É correto afirmar que é necessário retirar o carregador da tomada no momento que a bateria do notebook estiver com a carga completa?


Não. Caso uma pessoa tenha uma tomada disponível e não haja necessidade de mover o notebook, o melhor é permanecer o notebook ligado na tomada. A bateria tem um tempo de uso que tem limitação através do número de cargas. Desta forma, usa-la de forma desnecessária causará um desgaste sem utilidade que irá acarretar na diminuição do seu tempo de uso.


– É preciso retirar a bateria se desejarmos utilizar o computador conectado diretamente na tomada?


Não. Recentemente, as baterias de íons de lítio não têm o efeito memória. Esta característica era constante nas baterias anteriores de níquel cádmio, que necessitavam de uma descarga total antecipada para o começo de serem recarregadas novamente. 

Existe também o fato de que, se a bateria permanecer no computador, você poderá prevenir a perda de seu trabalho se a energia cair.

– Manter o notebook conectado em tempo total diminui o tempo de uso da bateria?

Caso o computador esteja o tempo todo ligado na tomado, não é necessário. O tempo de uso da bateria é determinada pela quantidade de vezes que ela chega no nível de 100% de carga. Caso o computador se mantenha o tempo todo conectado na tomada, ao considerar a ausência da modificação do nível de carga da bateria, não terá nenhum desgaste para a bateria.

A bateria pode ser danificada se deixar se o seu tempo for zerado. Caso você mantiver a bateria descarregada armazenada por muito tempo, sua carga mínima de utilização poderá se perder, tornando a bateria sem uso.

Por Felipe Couto de Oliveira


Foto: divulgação


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.