As baterias de um notebook são envolvidas constantemente por ideias mitológicas. Pergunta-se com frequência se é melhor ou não retirar a bateria ao conectar o notebook na tomada. Outro questionamento é se existe algum risco na compra de bateria pirata e também se há a possibilidade da extensão da durabilidade da bateria do notebook.
– É correto afirmar que é necessário retirar o carregador da tomada no momento que a bateria do notebook estiver com a carga completa?
Não. Caso uma pessoa tenha uma tomada disponível e não haja necessidade de mover o notebook, o melhor é permanecer o notebook ligado na tomada. A bateria tem um tempo de uso que tem limitação através do número de cargas. Desta forma, usa-la de forma desnecessária causará um desgaste sem utilidade que irá acarretar na diminuição do seu tempo de uso.
– É preciso retirar a bateria se desejarmos utilizar o computador conectado diretamente na tomada?
Não. Recentemente, as baterias de íons de lítio não têm o efeito memória. Esta característica era constante nas baterias anteriores de níquel cádmio, que necessitavam de uma descarga total antecipada para o começo de serem recarregadas novamente.
Existe também o fato de que, se a bateria permanecer no computador, você poderá prevenir a perda de seu trabalho se a energia cair.
– Manter o notebook conectado em tempo total diminui o tempo de uso da bateria?
Caso o computador esteja o tempo todo ligado na tomado, não é necessário. O tempo de uso da bateria é determinada pela quantidade de vezes que ela chega no nível de 100% de carga. Caso o computador se mantenha o tempo todo conectado na tomada, ao considerar a ausência da modificação do nível de carga da bateria, não terá nenhum desgaste para a bateria.
A bateria pode ser danificada se deixar se o seu tempo for zerado. Caso você mantiver a bateria descarregada armazenada por muito tempo, sua carga mínima de utilização poderá se perder, tornando a bateria sem uso.
Por Felipe Couto de Oliveira
Foto: divulgação
Deixe um comentário