Futuro próximo: notebooks sem cabos e fios de bateria





De acordo com a Intel, a partir do final de 2015 começarão a serem lançados notebooks sem cabos e fios para a carga da bateria.

A companhia fez uma reunião de desenvolvedores, denominada de Intel Developers Forum (IDF), onde ela permitiu a demonstração das tendências e tecnologias que estão sendo desenvolvidas nos seus laboratórios.




Kirk Skaugen, vice-presidente sênior e diretor geral do grupo PC Client da Intel, informou ao longo de sua apresentação no IDF que não serão mais necessários aos notebooks as fontes de força e cabos para conexões com monitores externos.

Skaugen também afirmou que será intitulado no começo de 2015 um notebook wire-free, com o objetivo de que os fabricantes de hardware tenham a possibilidade de produzirem componentes e periféricos que usufruam das tecnologias wireless de conexão e carregamento.


O vice-presidente sênior mostrou a transferência de streaming de vídeo 4K de um notebook sem fio para uma TV HD da LG. Skaugen relatou em outra demonstração que o notebook terá a possibilidade de recarga de suas baterias através do contato por meio de uma superfície especial, que também foi apresentada no encontro.

O diretor geral também citou como exemplo que quando cafés, restaurantes, aeroportos e outros lugares públicos instalarem estações de recarga wireless para as pessoas visitantes, a computação livre de fios irá se expandir pelas cidades e locais de trabalho.

Os notebooks wire-free precedentes possuirão chips relacionados com a arquitetura Skylake, que irá suceder a arquitetura Broadwell. O notebook referente fornecido aos desenvolvedores também possuirá conectividade LTE e uma câmera 3D com sensor de profundidade RealSense, que irá possibilitar a identificação da distância, tamanho, dimensões, cores e contornos de um determinado objeto.

A Empresa Intel divulgou as primeiras amostras de seu objetivo com o wire-free computing na feira computel, em junho desse ano. Ela passou a produzir uma dock inteligente, que permite a recarga de notebooks sem fio, possibilitando a passagem de dados entre eles com partes externas de armazenamento.

Por Felipe Couto de Oliveira

Foto: divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *