Chromebooks ultrapassaram as vendas dos iPads para a utilização em escolas nos EUA




No terceiro trimestre deste ano, a Apple perdeu uma liderança importante no seguimento educacional. Os iPads não são mais líderes entre os dispositivos utilizados para aprendizados em escolas. Os Chromebooks, notebooks de baixo custo com o sistema operacional do Google, Chrome OS, venderam mais unidades que o tablet da Maçã.  

Segundo dados de uma pesquisa do IDC (International Data Corporation), foram 715,5 mil unidades vendidas de Chromebooks contra 702 mil de iPads. Esta é a primeira vez que o Google supera a Apple no multibilionário mercado de educação dos Estados Unidos. Com esses números, o gigante das buscas fica mais perto da líder Microsoft com o seu sistema operacional Windows.  


Em apenas dois anos de mercado, os Chromebooks chegam, no último trimestre, a 27,2% do mercado. Se na soma for adicionado os Macbooks, a Apple ainda continua na frente do Google, com 30,9% do mercado. Já o Windows responde por 39,5%. O sistema operacional móvel Android tem apenas 2,3% da quantia.  

De acordo com o IDC, há várias características presente nos Chromebooks que explicam o crescimento do dispositivo nas escolas americanas. Os preços mais baixos, uma administração mais simples para os departamentos de TI e o fato de ter teclado físico, atraem as escolas e seus alunos para o produto do Google. Ele custa a partir de US$ 199, contra US$ 379 do iPad, incluindo o desconto para instituições educacionais. A diferença é bastante considerável tendo em mente que o desempenho do Chromebook pode ser até melhor no que diz respeito à produtividade dos estudantes.  

Em 2013, com o lançamento do Google Play for Education, os professores e estudantes puderam encontrar aplicativos para suas necessidades educacionais, além de proporcionar aos profissionais de TI uma melhor administração dos Chromebooks e dos tablets equipados com Android. Ao todo, a App Store possui mais de 75 mil aplicações voltadas para o setor educacional.


Por William Nascimento

Chromebooks

Fotos: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *