Entenda o que é uma placa mãe e qual sua função nos dispositivos eletrônicos



  

Tudo se centraliza nela. Tudo é conectado e todos os pulsos elétricos circulam por ali. Neste artigo iremos nos aprofundar um pouco na placa mãe.

Muitos associam este importante item de hardware apenas aos tradicionais PCs, porém ela está presente em todos equipamentos eletrônicos, sendo ele que conecta todos os demais itens e dispositivos dos equipamentos.

Dentro de um PC tradicional, temos itens como HD (Hard Disk, responsável pelo armazenamento dos dados) conectados nela. Temo a fonte de energia, que recebe a energia alternada da tomada e transforma na corrente continua necessária ao funcionamento de cada item de hardware do computador. Na placa mãe ainda é conectado o processador, o cérebro de qualquer equipamento. Ainda encontramos a memória, que serve para exibir, através da tela, tudo o que é processado no computador. Na placa mãe ainda são conectados todos os demais dispositivos, través das entradas USB que ficam na placa mãe. Saídas de som, vídeo e dispositivos de CD/DVD também são conectados nesse indispensável item de hardware. Em ela não existe equipamento. Por isso a importância de termos em nosso equipamento uma placa mãe de qualidade. Não adianta um processador Top e uma placa mãe de segunda. A qualidade do seu processador ficará comprometida. Ele não renderá o máximo para que foi produzido.

Uma placa mãe é um dispositivo eletrônico, com circuitos eletrônicos, que lembram estradas, muitas estradas, onde os pulsos eletrônicos fluem. A qualidade da placa interfere na velocidade de todos os demais tens de hardware do computador. Temos no mercado uma infinidade de marcas e modelos de placa mãe. Elas possuem valores que oscilam de R$ 200,00 a R$ 3.000,00, para se ter uma ideia da qualidade do dispositivo de que encontramos. As marcas mais confiáveis no mercado são: Asus, que é uma marca top e referência em placa mãe, suas placas são duráveis e todos os itens conectados nela respondem perfeitamente ao que esperamos; placas da Intel também são boas; marcas como AsRock e Gigabyte oferecem peças mais baratas, porém, mais sujeitas a defeitos.





Por Luciana Viturino

Placa m?e

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *