Nokia N1 – Novo tablet com Android tem características atraentes


O pouco do que sobrou da finlandesa Nokia, que não foi comprada pela Microsoft, anunciou um lançamento hoje (18). Um tablet chamado de Nokia N1 foi apresentado pela companhia com design bastante semelhante a do iPad Mini, da Apple. Com tela de 7,9 polegadas e rodando a versão 5.0 Lollipop do Android, o produto espera reviver a empresa no mercado mundial de eletrônicos.  


Após a venda da unidade móvel da Nokia para Microsoft, a finlandesa não pode vender smartphones high-end com a marca até o final de 2016 e, low-end em 10 anos. No entanto, é possível comercializar outros tipos de eletrônicos. E a Nokia optou por um tablet Android com um design bastante agradável e com configurações que devem atrair os consumidores, principalmente os amantes dos produtos da empresa.  


O N1 será um dos primeiros dispositivos a utilizar o novo padrão MicroUSB e contará com uma tela de resolução 2048 x 1536 pixels. O tablet é bastante fino, medindo 6,9 milímetros de espessura. Já seu peso é bastante agradável para manuseá-lo durante o dia, com 318 gramas. Como era de se esperar em um tablet deste tamanho, o N1 é bastante portátil, característica sempre atraente para o consumidor.  


Além das especificações já mencionadas, o Nokia N1 conta com uma câmera traseira de 8 megapixels, capaz de gravar em 1080p, e uma frontal de 5 megapixels.


O tablet terá 2 GB de memória RAM e um processador Intel Atom 64 bits rodando a 2.3 GHz, o que é surpreendente e coloca a Intel cada vez mais presentes em aparelhos móveis. A capacidade de armazenamento do eletrônico é de 32 GB.  

Já no design, o Nokia N1 é muito parecido com o iPad Mini, da Apple. Por um lado isso é bom, visto que o tablet da Maçã tem características bastante atraentes e bonitas. No entanto, a empresa precisa neste momento de uma característica própria e deveria ter investido em um produto com novos traços e, não uma cópia do aparelho da Apple.  

Junto ao sistema operacional Android a empresa inseriu a interface Z Launcher, com tela inicial personalizada e projetada para oferecer conteúdo com base em sua localização ou em suas atividades. O Z Launcher está disponível gratuitamente no Google Play para aparelhos equipados com Android 4.1 ou superior.  

A Nokia fez uma parceria com a Foxconn para fabricar o tablet. Pelo que parece ele estará disponível no dia 19 de fevereiro para o mercado chinês. O N1 custará US$ 249, sendo US$ 50 mais barato que a versão mais básica do iPad Mini.

Por William Nascimento


Fotos: Divulgação


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.