Em meio à tamanha diversidade tecnológica, os computadores passaram a ser cada vez mais comuns no cotidiano do cidadão brasileiro. Hoje eles têm versões desktop, Notebooks, Netbooks e chegam a ser substituídos por tablets e celulares. São cada de vez mais modernos e funcionais.
Os computadores começaram a surgir a partir de 1936, construído pelo engenheiro Konrad Zuse, trazia o nome de Z1, mas não teve sucesso, pois os interesses na época estavam ligados à Guerra. Em meio a Segunda Guerra Mundial o Exército, a Marinha e a Universidade de Harvard desenvolveram de fato o primeiro computador, o Harvard Mark I desenvolvido pela Marinha dos Estados Unidos e a Universidade de Harvard, e o Eletronic Numeric Integrator And Calculator (ENIAC) computador mais potente produzido pelo Exército (EUA). Ambos os modelos passaram por diversas evoluções.
No Brasil o primeiro computador surgiu em 1957, era o Univac-120 comprado pelo Governo de São Paulo. A utilização de computadores era exclusividade do governo e de grandes empresas, não era possível ver as máquinas nas residências da população, mas esse cenário sofreu algumas mudanças gradativamente.
Com o início do século XXI ficou mais comum ver computadores de uso residencial. O consumo foi se popularizando. Hoje, segundo informações do resultado da 25ª Pesquisa Anual da FGV-EAESP-CIA, (publicada em 24/04/2014 no portal www.fgv.br/cia/pesquisa) existem 136 milhões de computadores em uso no Brasil (corporativo e doméstico), 18 milhões são tablets, é uma densidade de 67% per capita ou 2 computadores para cada 3 habitantes e a expectativa de vendas para 2014 é de 24,8 milhões de unidades: uma por segundo. Segundo o estudo estima-se que em 2016 o Brasil terá um número de 200 milhões computadores equivalente a um por habitante. É um mundo de computadores.
Esses números se devem à evolução tecnológica, pois toda empresa, comércio, escola, e entre outras organizações necessitam de computadores para auxiliar no gerenciamento de seus negócios. Hoje tudo é controlado na base de sistemas gerenciais. A população também não ficou fora dessa evolução, com a facilidade de crédito e financiamento foi adquirindo seus computadores para uso pessoal e passaram a descobrir o mundo da internet através dos sites de busca, rede de relacionamento, bate-papos simultâneo, videoconferências e entre outras atividades.
Por Vanessa Ribeiro
ENIAC
Foto: Divulgação
O Honor Magicbook Pro 16 chega ao mercado internacional com potência e design inovador, prometendo transformar a experiência de uso… Leia Mais
Com a chegada de 2023, vários modelos de notebook entraram em promoção no Brasil, e agora é um ótimo momento… Leia Mais
Conheça os 6 notebooks que valeram a pena investir este ano; confira! Escolher um notebook é uma tarefa complicada! Existem… Leia Mais
O Supercomputador Pédaso tem como missão ajudar os geofísicos da empresa a encontrar a localização exata das reservas de petróleo… Leia Mais
Confira a lista com 4 opções de notebooks bons e com preços acessíveis para você analisar o preço durante a… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies