A tecnologia muitas vezes evolui de várias formas diferentes e estamos constantemente sendo bombardeados por uma diversidade enorme de gadgets e ferramentas que nem sabíamos que precisávamos. Pois é, isso tem sido cada vez mais real, graças às incansáveis buscas das empresas de tecnologia por algo novo, que possa ajudar e ao mesmo tempo ter um potencial lucrativo para a companhia.
O Google, através do Project Tango busca o desenvolvimento de uma tecnologia capaz de mapear os arredores através de sensores tridimensionais. Com isso, seria possível criar uma série de recursos interessantes como mapas de interiores e obter imersão diferenciada em jogos.
O Project Tango havia sido anunciado em fevereiro deste ano para smartphones. A grande novidade é que agora a gigante das buscas na internet resolveu expandir a sua funcionalidade e incluiu a nova tecnologia também em tablets.
O projeto ainda está em fase de desenvolvimento, com cerca de 4.000 protótipos que serão distribuídos para que os desenvolvedores possam criar novas aplicações.
De acordo com o Wall Street Journal, o projeto deve ser anunciado oficialmente durante a I/O que deve ocorrer em junho, evento no qual também serão distribuídas as unidades de protótipos aos desenvolvedores.
O tablet possui 7 polegadas e vem equipado com uma série de sensores infravermelhos de profundidade, duas câmeras traseiras de alta tecnologia e um conjunto de softwares capazes de capturar essas imagens com alta precisão.
Segundo os próprios desenvolvedores as possibilidades para a utilização da nova tecnologia são variadas e vão desde a navegação por interiores de prédios e shoppings, obter as dimensões exatas de sua casa antes de comprar móveis até jogos com uma experiência diferenciada. O projeto é conduzido pela divisão ATAP (Advanced Technology and Projects) liderada por pesquisadores da Motorola que já trabalharam na DARPA.
Se tudo ocorrer conforme o Google planeja, em breve teremos tablets e smartphones capazes de proporcionar uma experiência completamente nova de navegação em interiores.
Por Ebenezer Carvalho
Foto: Divulgação
Deixe um comentário