Gimp – Dicas de como utilizar o editor de imagens gratuito




O programa Gimp é um editor de imagens gratuito, mas que oferece vários recursos de edição ao usuário. O editor pode até mesmo mudar a cor da pele de uma pessoa em uma imagem qualquer. A opção é fácil de ser realizada e pode ser feita com a tonalidade preferida do usuário. Tanto uma pessoa pode ter a sua cor da pele mudada como um objeto qualquer que estiver na foto.

Depois de baixar o programa Gimp, que pode ser encontrado em alguns sites seguros de download, o usuário deve abrir o programa e ir a parte escrita “Arquivo” para importar a imagem desejada que está no computador para o editor. A imagem vai aparecer na parte principal do programa e, para começar o trabalho, o usuário precisa clicar com o botão direito do mouse sobre a camada e selecione “Duplicar camada”. Depois que a camada foi duplicada, com o botão direito do mouse é preciso selecionar a opção “Adicionar canal alfa”. Aperte mais uma vez com o botão direito do mouse sobre a camada copiada e escolha “Alfa para seleção”.


Para começar a desenvolver a mudança de cor na pele da pessoa na foto, é preciso ainda selecionar a “Ferramenta de seleção livre” e certificar que o modo selecionado é o “Substituir seleção atual” e que as caixas “Anti-serrilhamento” e “Enevoar bordas” estão marcadas. Para que o processo saia de forma correta, o usuário vai selecionar apenas a parte da fotografia em que a pele da pessoa está exposta, ou seja, sem roupas ou qualquer tipo de acessório. Para que a marcação fique de forma uniforme e não perca o processo correto, o usuário pode alternar, na opção de ferramentas, o modo de edição para “Adicionar à seleção atual” quando estiver no fim da edição. Isso serve para a imagem em que há várias não sequências cores de pele que serão mudadas.

Depois que a pele estiver marcada, o usuário vai no quadrado “Cor de frente” e escolhe a cor que seja da sua preferência. Depois “Ferramenta de preenchimento”, “Opções de ferramentas”, escolher “Preencher toda a seleção” no campo “Área afetada”. Feito esse processo, é preciso voltar no menu e clicar em “Selecionar” e depois em “Nada”. Na aba “Camadas”, mude o modo para “Multiplicar”. Para que a imagem fique perfeita e que a cor escolhida seja adaptada no corpo da foto para não parecer mal feita, é preciso escolher a ferramenta borracha, selecionar o pincel “Hardness” e apagar a área dos olhos e da boca.

Por Carolina Miranda


Gimp

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *