Como solucionar problemas no disco rígido do computador

  

  

Alguns acontecimentos inesperados são inimagináveis como possíveis problemas no disco rígido do computador. Quedas de luz, impactos físicos e desgaste natural podem ser alguns deles. Para verificar se o HD está ou não com falhas, o usuário pode realizar um processo rápido e que em geral pode ser feito com as ferramentas do próprio Windows.

O primeiro passo é realizar uma busca por falhas no disco rígido. Para verificar isso, é preciso entrar em “Computador”, depois, com o botão direito, clique em propriedades. Outra janela irá se abrir para mostrar informações mais detalhadas do disco rígido. Aí segue clicando em “Ferramentas”, depois “Verificação de Erros” e “Verificar agora…”.


Outra janela, novamente, vai se abrir. Nesse procedimento, o programa dá duas opções para o usuário, caso ele não marque nenhuma delas, o disco rígido vai buscar erros, mas não vai resolvê-los caso exista problemas. O recomendado é que o usuário marque pelo menos uma das opções para a resolução de algum problema. Para uma verificação completa, o usuário pode selecionar a opção “Procurar setores defeituosos e tentar recuperá-los”.

Caso não tenha nenhum problema, ele não vai abrir nenhuma janela e vai avisar. Caso a situação seja contrária e o disco rígido realmente tenha alguma falha, o programa vai abrir outra janela para mostrar isso ao usuário. Para fazer a correção do erro, o usuário vai selecionar uma ação para os erros encontrados, que pode ter solução ou não. Alguns erros podem estar em execução e não vai ter uma solução. Será necessário, então, agendar uma verificação e reiniciar sua máquina.

No “Setores Defeituosos”, o usuário também poderá observar algum problema. Nessa parte também pode haver problemas a serem corrigidos no disco rígido e, para que tudo seja feito com segurança, o usuário precisa fazer um backup dos arquivos presentes antes de pensar em tomar uma atitude. Alguns programas como o HD Tune Pro podem encontrar soluções para as partes defeituosas do HD. 

  

Por Carolina Miranda

Disco r?gido

Foto: Divulgação

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *