Impressora 3D pode fazer tatuagens



  

A cada dia, novas descobertas das funções das impressoras 3D surpreendem a todos. Alguns estudantes franceses conseguiram adaptar uma impressora 3D não mais para colocar tinta em papéis, mas sim funcionar como um impressor de tintas nas pessoas, ou seja, uma máquina de tatuar.

O estudante francês Pierre Emm teve a ideia de criar a máquina quando estava pedalando de bicicleta indo para a escola. Ele criou o projeto e apresentou para alguns colegas estudantes de design, Piotr Widelka e Johan de Silveira, que resolveram ajudar Emm a colocar o plano em prática. Eles conseguiram materializar o protótipo utilizando uma impressora 3D da MakerBot.

A ideia genial não foi tão complicada para se colocar em prática, mas teve alguns problemas. Os estudantes basicamente trocaram a caneta impressora de papéis pelo instrumento de fazer tatuagens manualmente. O equipamento foi emprestado por um tatuador amador e os testes para criar os desenhos artificiais na pele das pessoas começaram. Contudo, depois do início para avaliar como a máquina iria se sair, a máquina não se demonstrou eficaz para tatuar coisas curvas, como um braço humano.

Os testes ainda estão sendo feitos para tentar minimizar esse problema, um dos truques dos estudantes foi utilizar um tubo interno de um patinete aberto sobre a área da tatuagem. A criação faz parte de um concurso criado pelo Ministério de Cultura da França que tem como objetivo divulgar o trabalho de estudantes de tecnologia.

Os estudantes divulgaram um vídeo que demonstra como a máquina pode funcionar. Em alguns momentos o equipamento não parece ser muito preciso, já que deixa escapar processo da tatuagem fora do local para o desenho. A máquina parece, em alguns momentos, perder a simetria do desenho, deixando a tatuagem com aspecto ruim. Contudo, isso tudo deverá ser levado em conta, já que se trata de um protótipo que pode ser aperfeiçoado por pessoas mais especializadas no assunto.





A ideia é muito interessante e pode ser levada para uso no futuro. O site Instructables colocou um passo a passo de como se pode transformar uma impressora 3D em uma máquina de tatuagem.

Por Carolina Miranda

Impressora 3D para tatuagens

Foto: Pierre Emm, Piotr Widelka e Johan da Silveira



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *