Gmail tem recurso que verifica as movimentações feitas no e-mail

  

  

O usuário que tem suspeita de que o seu Gmail está sendo usado por outra pessoa ou que apenas quer certificar que seu e-mail está seguro, pode contar com um recurso do serviço do Google. O Gmail tem um dispositivo que permite o usuário inspecionar as movimentações feitas na conta de mensagens.

O recurso dá a possibilidade de verificar de qual local foram realizados os últimos acessos ao e-mail, além de mostrar ao usuário de qual meio foi feita a última visita, pelo celular ou por outro dispositivo. O usuário também consegue examinar se o seu correio eletrônico está aberto em outro computador enquanto ele está verificando seu e-mail. Pode ser em computador desktop ou algum aparelho móvel, como tablet e celular.


O dispositivo possibilita interessantes funcionalidades de verificação ao usuário e isso parece ser feito de forma complicada, contudo não é. O recurso é fácil de ser manejado, com a disponibilidade de descobrir se outra pessoa usou sua conta de e-mail sem sua permissão ou foi invadida por um hacker para usufruir dados pessoais.

A primeira coisa a se fazer é entrar na conta do Gmail. Na tela inicial do e-mail, é preciso descer até o final, clicar em “Detalhes” que fica no canto direito. Feito isso, uma nova janela será aberta com detalhes sobre as movimentações da conta. Nesse mesmo local, será possível ver se o seu Gmail foi acessado por outro lugar. Caso o usuário identifique essa invasão, basta clicar em “Sair de todas as seções”. No quadro dessa página, consegue-se visualizar de qual local foram feitos os últimos dez acessos ao e-mail.

O usuário que percebeu um acesso não identificado da sua conta pode pedir, neste mesmo quadro em que mostra os últimos acessos, para que o Google alerte se eventualmente ocorrer alguma atividade diferente no Gmail. O recurso para isso está em “Mostrar um alerta para atividades incomuns”.

  

Com essa verificação e com a ativação do alerta para assegurar que de que a sua conta não está sendo usada por terceiros, o seu Gmail está mais seguro. O recurso mostra o horário, o local de acesso e até mesmo o endereço de IP que acessou a conta. Caso verifique que acorreu um acesso estranho, o recomendado é trocar de senha imediatamente. 

Por Carolina Miranda

Gmail

Foto: Divulgação

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *