A Karpesky, empresa russa especializada na produção de softwares para segurança na internet, descobriu um potencialmente nocivo cavalo-de-tróia que se espalhará pelo Skype. Recentemente, a microsoft aposentou o Windows Live Messenger, solicitando aos usuários a migração para o Skype. É nesse processo de substituição onde os usuários ficam vulneráveis ao ataque.
O usuário recebe mensagens contento texto como "sua foto não está muito boa" ("Your photo isn’t really that great") e ao clicar no link apresentado é redirecionado a um site que baixa automaticamente módulos maliciosos para o PC. O email é recebido por alguém de sua lista que foi infectado e o vírus faz o mesmo utilizando sua conta e assim por diante.
Segundo a Karpesky, o malware tenta roubar senhas da vítima e pode inclusive instalar um gerador de Bitcoins na máquina infectada, tornando o sistema lento e instável. Chegaram a contar mais de 170 mil cliques e possíveis infecções em uma única hora.
O principal sintoma de que o computador está infectado é alta na taxa de processamento, ou seja, o computador ficar frequentemente utilizando toda sua capacidade. Se isso acontecer, o usuário precisa de um bom antivírus para detectar e resolver o problema.
Por Bruno Hardt
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?