Um servidor que disponibilizava internet para os computadores que foram contaminados pelo vírus DNSChanger foi desligado pelo FBI. De acordo com a BBC, mais de 300 mil máquinas ficaram sem internet em vários países.
O DNSChanger é um vírus que muda todas as configurações de DNS dos computadores e redireciona as páginas e resultados de pesquisas dos usuários para os sites que estão infectados ou que possuam origem maliciosa. O vírus ainda bloqueia o acesso a links que tentem oferecer alguma solução para limpar as máquinas desta ameaça.
No final do ano passado as autoridades americanas prenderam seis pessoas na Estônia, responsáveis pela criação e por espalhar o DNSChanger. O próprio o FBI informou que o malware atingiu cerca de 100 países, sendo que só nos Estados Unidos foram mais de meio milhão de máquinas infectadas, e no Brasil foram seis mil.
Para tentar erradicar o vírus, o FBI conseguiu uma ordem judicial para conseguir trocar os servidores que foram infectados por novos e contratou uma empresa privada para instalar dois servidores para limpar as máquinas em que o vírus foi instalado. O único problema é que essa medida de segurança teve seu prazo vencido no dia 09 de julho.
O FBI desligou os servidores infectados e pediu que os usuários que foram vítimas do malware limpassem seus computadores para evitar que os servidores fossem desligados novamente. Até o momento a ação foi eficaz.
Por Guilherme Marcon
Deixe um comentário