Com o lançamento de novos tablets no mercado, a hegemonia do iPad sempre é colocada a prova. O último a querer conquistar o posto de melhor tablet é o Motorola Xoom.
Para ajudar na decisão de qual tablet é o melhor, inúmeros testes foram realizados com os dois tablets. O último teste divulgado foi o realizado pelo portal Gizmodo.
O teste (que pode ser visto no vídeo abaixo) focou na navegação dos tablets. Quando se trata deste quesito não temos como deixar de comentar sobre a falta do Flash no iPad e da presença do mesmo no Xoom.
Apesar da “vantagem” de ter Flash, o Xoom peca um pouco na diagramação da página, isso porque como sua tela é widescreen, a visualização da página na tela é menor. Ainda com relação a tela, o Xoom possui uma tela bem mais reflexiva que o iPad, além disso a qualidade e contraste na imagem parece ser bem melhor no tablet da Apple.
Outro problema citado no Xoom é com relação ao zoom. Ao clicar duas vezes na tela, o zoom não amplia a área exata da página, coisa que acontece com o iPad.
Com relação aos vídeos na página, mesmo tendo Flash, o Xoom acaba deixando a desejar já que a qualidade dos vídeos é inferior ao iPad. Além disso, o redimensionamento dos vídeos no iPad também é mais fácil e a sua velocidade de carregamento também é superior ao Xoom.
Apesar do Xoom ficar devendo quando seu Flash está ligado, quando o mesmo se encontra desligado a história é outra. O tablet passa a ser bem mais rápido e briga lado a lado com o iPad 2. Além disso, o Xoom ainda tem a vantagem de possuir um navegador bem melhor que o Safari presente no iPad.
Analisando o resultado dos dois tablets podemos concluir que embora não possua o Flash, o iPad 2 é superior ao Motorola Xoom. Já o Xoom, podemos dizer ainda que o Flash acabou prejudicando bastante o desempenho do tablet, uma vez que o tornou mais lento e com sucessivas travas.