O consumo de computadores pessoais pelos brasileiros sofreu uma queda de 6,4% em 2009, de acordo com pesquisa da consultoria IDC. Cerca de 11 milhões de unidades foram vendidas. É a primeira vez que há, no Brasil, retração nas vendas.
O baixo investimento no setor de computadores pessoais, a substituição deles pelos aparelhos portáteis, além das oscilações no câmbio e no Produto Interno Bruto (PIB) são as causas da retração, como aponta o relatório da pesquisa.
“O mercado brasileiro de PCs nunca havia sofrido queda de vendas no comparativo ano a ano, mas, no ano passado, por conta da crise financeira mundial, as empresas cortaram recursos e postergaram a compra de equipamentos para 2010 e 2011”, explica Luciano Crippa, analista do IDC Brasil.
Por outro lado, as perspectivas são positivas para 2010. A previsão de crescimento no setor é de 16%, o que equivale a 12,8 milhões de unidades comercializadas.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?