O ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador do mundo. Criado em 1946. Graças aos cientistas norte-americanos John Eckert e Mauchly da Electronic Control Company nossas vidas possuem tanta agilidade e dinamismo.

No tempo do ENIAC acredito que nem mesmo os pesquisadores acreditavam que fôssemos capaz de chegar onde estamos hoje, com computadores ultrafinos, leves, designs bonitos e sofisticados, porque o ENIAC era a tecnologia da época e em quesito beleza, peso, tamanho e complexidade ele não era nada comparado ao que temos hoje. Graças à era digital é possível que façamos coisas que na época de nossos avós não seriam possíveis. Tudo isso irá avançar ainda mais até o ano de 2020.

Quem não se lembra que, para se comunicar com um parente distante tínhamos que ir até uma central de telefones, onde tínhamos de pagar por uma ligação, e só então conseguíamos falar com um parente ou amigo? Tínhamos também a opção de escrever cartas, ir até os correios e fazer a postagem, aguardar dias para que a carta chegasse às mãos do destinatário. Quanta dificuldade não? Graças a essa tecnologia, hoje possuímos computadores, notebooks, tablets e smartphones que nos permite ter tudo isso ao nosso alcance. Um e-mail, por exemplo, demora apenas poucos segundos para chegar ao destinatário e obtermos a resposta.

Acredito que todos nós pensamos: O que faríamos se não fosse a tecnologia?

Ainda bem que vivemos nessa era em que todas essas facilidades são possíveis, onde podemos realizar transações bancárias sem sair de casa, ligar para outros países e ainda conseguir ver a pessoa com quem estamos conversando através de uma webcam. Além disso, enviamos comunicados, e-mails (substitutos das antigas cartas) e o receptor recebe essas mensagens exatamente no mesmo instante que são enviadas. Tudo isso, conseguimos fazer através de computadores, celulares, tablets, entre outros.

Por Luciana Viturino

Computadores

Foto: Divulgação





CONTINUE NAVEGANDO: