A Ericsson ConsumerLab divulgou esta semana os resultados de uma pesquisa que indica as maiores tendências no mercado da tecnologia para o consumo no ano de 2013.

Este estudo é realizado há cerca de 15 anos e considera os comportamentos e modos de uso das tecnologias da informação além dos valores e gostos das pessoas em todo o mundo.

De acordo com este levantamento as grandes tendências para 2013 serão:

– Aumento da computação em nuvem

– Computação para mente dispersa feitas no momento sem grandes planejamentos com um uso maior de tablets e smartphones

– Aumento do número de smartphones tornando a Internet mais móvel

– Uso de banda larga pessoal no trabalho

– Liderança feminina no uso de smartphones

– Maior segurança no uso das redes sociais

– Crescimento do mercado de compras online

– Maior uso de redes sociais nas zonas urbanas

– Uso maior da tecnologia da informação para a aprendizagem escolar

– Incremento do uso social da televisão por meio de fóruns, chats e similares.

Por Ana Camila Neves Morais


Um dos grandes problemas dos netbooks é o sistema operacional. Muitas vezes uma máquina com pouca memória é obrigada a abrir mão de vários recursos por causa do desempenho. Vendidos a preços baixos, a maioria tem pouca memória. Muitos vem com alguma versão do Linux ou com o Windws XP Starter ou Windows 7 Starter, que impõe sérias restrições ao usuário.

Para contornar esse problema é adotar o conceito de computação em nuvem, que tem sido apontado por especialistas como o futuro da computação. Nesse sistema os aplicativos não são instalados na máquina cliente, mas rodam direto de servidores na internet. Basta um clique para instalar novos softwares. Assim, mesmo um netbook com pouca memória pode rodar aplicativos mais pesados.

Um exemplo desse tipo de SO deverá ser o Google Chrome, mas enquanto ele não é lançado há outras opções, como o Jolicloud, criado especialmente para rodar em netbooks. Mais informações podem ser vistas no site www.jolicloud.com.

Por Maximiliano da Rosa





CONTINUE NAVEGANDO: