Para muitas pessoas, backup é algo complicado, chato de ser feito e por isso é deixado de lado, sendo que são poucos os que procuram fazer backup dos dados que têm em seu computador. Até o dia em que o HD apresenta algum problema físico ou um vírus apaga todos os dados e aí a pessoa descobre que perdeu tudo. Recuperar estes dados é possível, mas custa muito caro, por isso o melhor continua sendo prevenir.

Backup nada mais é que salvar os seus arquivos em mais de um lugar, assim, se um local de armazenamento der problema, você tem os arquivos salvos em outro lugar. Se você salvar seus arquivos em um pen drive, por exemplo, então você já tem um backup.

Mas o backup vai variar de pessoa para pessoa e até mesmo de empresa para empresa. Uma pessoa que tem muitos arquivos e que está modificando estes arquivos diariamente precisa fazer um backup diário. O mesmo vale para uma empresa.

Neste caso, pode ser instalado um segundo HD, utilizando o primeiro e fazendo o backup no segundo.
Se a pessoa ou a empresa tiver uma rede de computadores, poderá fazer backup de um computador em outro que esteja conectado à rede, ficando atento ao espaço disponível no HD e o tamanho do backup a ser feito.

Quando o backup será feito, irá depender também de cada caso, sendo que para uns, o backup pode ser semanal, mas há quem precise de um backup diário e para algumas empresas o backup deverá ser feito mais de uma vez por dia.

O backup pode ser manual, ou seja, o usuário irá copiar os arquivos e colá-los no espaço reservado para o backup. Mas há vários softwares que fazem este serviço, você só precisa programar o horário e pronto. Na hora determinada, o aplicativo irá entrar em ação e fazer uma cópia dos arquivos para o local por você determinado.

O importante é fazer uma avaliação de cada caso para encontrar a melhor solução, definir o espaço para o backup, quantas vezes será feito e como será feito.

Ficar sem backup é um risco muito grande e só quem já perdeu seus arquivos sabe o quanto é importante ter esta cópia de segurança.

Por Russel

Backup

Foto: Divulgação


Quase ninguém se preocupa com o backup. E não estamos nos referindo somente aos usuários domésticos. Pequenas, médias e grandes empresas ignoram esta prática e quando ocorre um problema com o HD do computador precisam pagar caríssimo para ter os dados importantes recuperados.

Backup nada mais é do que salvar nossos arquivos importantes em outro local, além do nosso HD, para que em caso de algum problema no computador, mais especificamente no HD, tenhamos uma cópia do arquivo perdido.

Recuperar arquivos  de HD danificado é possível, mas pode custar caro, muito caro!

Acontece que nem sempre temos um ou alguns arquivos para fazermos backup, temos muitos. São fotos, músicas, documentos digitalizados, e-mails, etc.

Não existe uma forma única de backup que possa ser aplicado a todos, cada um deve fazer o backup de acordo com suas necessidades.

Por exemplo, se você tem fotos em seu computador, basta salvá-las em um pendrive também. Pronto, seu backup está feito. Quando adquirir novos arquivos de fotos, copie-os também para o pendrive, mantendo seu backup sempre atualizado.

Empresas que têm informações atualizadas a todo momento, como os bancos de dados, precisam fazer backups diários. Alguns precisam ser feitos várias vezes ao dia. Para estes casos o mais indicado é utilizar um software exclusivo para esta tarefa. Você programa o software e ele automaticamente faz o backup. Pode ser na hora do almoço, no início da manhã ou no final da tarde, varia de acordo com suas necessidades e possibilidades.

Podemos dizer que o backup é como um “plano de saúde” que pagamos na intenção de nunca precisar dele, mas caso algum dia precisarmos ele deve estar em dia. O backup também é assim. Precisamos mantê-lo atualizado, não é uma tarefa agradável, pelo contrário, mas é importantíssima e só quem já perdeu dados importantes sabe como é complicado perder os arquivos que estavam teoricamente, salvos no HD.

Veja quais são as suas necessidades e comece a fazer seu backup ainda hoje.

Mantenha uma cópia de seus arquivos salvos em outro local, além do HD de seu computador e se for arquivos pessoais lembre-se de manter sua segurança, ou seja, se fizer seu backup em um pendrive, não deixe ele em qualquer local nem o empreste, mantenha-o sempre em local seguro e reservado.

Por Russel





CONTINUE NAVEGANDO: