Saber se o aparelho está superaquecido nem sempre pode ser uma tarefa fácil. Geralmente a identificação fica mais fácil quando as falhas começam a aparecer.

Muita gente ao adquirir um notebook reclama que ele anda aquecendo demais. Em primeiro lugar devemos levar em consideração que o aquecimento da máquina é normal uma vez que há uma diversidade de peças que se encontram em funcionamento em um pequeno espaço. Já um aquecimento muito além da conta não é nada normal e o usuário do aparelho precisa ficar atento a esse ponto.

Quando um notebook está superaquecido ele pode apresentar alguns “sintomas”. Entre eles a tela pode ficar escurecida e também poderão ocorrer travamentos na máquina quando algum arquivo for aberto. O desligamento automático também entra na lista dos sintomas.

Saber se o aparelho está superaquecido nem sempre pode ser uma tarefa fácil. Geralmente a identificação fica mais fácil quando as falhas começam a aparecer. Ainda assim tem outras coisinhas que podem ser feitas para identificar esse tipo de problema. Hoje em dia existem diversos softwares para este fim e grande parte deles é completamente gratuito.

De qualquer forma vamos ver algumas medidas que podem ser tomadas por você para evitar o superaquecimento de seu notebook.

O primeiro passo e o mais lógico é evitar tampar as saídas de ar. A maioria das pessoas sabe disso, mas ainda assim volta e meia acabam obstruindo as mesmas. Um bom exemplo é quem costuma usar o aparelho em cima cama ou de almofadas.

O mais indicado é usar o aparelho em locais planos para evitar a situação apontada anteriormente.

Providenciar um cooler extra também pode ser uma boa alternativa. Na verdade em casos mais extremos já que com isso o aparelho ficará mais resfriado. Os coolers para notebooks podem ser encontrados em qualquer loja de informática e não tem complicação nenhuma para usá-los. Basta que você coloque seu notebook em cima do cooler para que possa sugar o ar quente para fora.

Para fechar ainda temos a questão da limpeza. Fazer uma faxina geral no notebook pode evitar muitos problemas além de poder aumentar a vida útil do aparelho. A poeira que às vezes fica acumulada dentro do aparelho pode acabar tampando as saídas de ar. Fazer a troca da pasta térmica do processador também pode ajudar. Como resultado seu aparelho terá uma maior capacidade para dissipar o calor e efetuar o resfriamento da máquina.

Por Denisson Soares

 

Notebook superaquecimento


Alguns problemas com o funcionamento da internet podem ser ocasionados por falhas no roteador. Os usuários podem tentar resolver tomando algumas atitudes.

Às vezes a internet apresenta problemas, como lentidão ou quedas frequentes. O problema algumas vezes pode estar relacionado com o funcionamento de seu roteador. Este aparelho é o responsável pela conectividade entre os dispositivos que terão acesso à internet, como os computadores, telefones ou tablets, por exemplo.

Saiba como resolver alguns problemas de seu aparelho:

– Reiniciar o roteador: Alguns problemas são solucionados somente com a reinicialização do dispositivo. Para reiniciar seu roteador, basta retirá-lo do fio de alimentação de energia por alguns segundos e em seguida religá-lo. Se possuir um modem separado, experimente fazer o mesmo com ele.

– Verifique os cabos: Cabos soltos ou mal encaixados podem causar instabilidade e queda no sinal de internet. Sempre investigue as conexões, em busca de alguma possível interrupção nos dados. É recomendável também que os fios não fiquem expostos em lugares com muito movimento de pessoas, para não se desgastarem.

– Mude seu roteador de lugar: As vezes algumas barreiras físicas podem impedir que  o sinal de seu roteador seja distribuído corretamente. Uma simples mudança de posicionamento do aparelho pode solucionar o problema.

– Resetar seu roteador: Essa é uma opção para usuários mais avançados e só é recomendada quando as outras opções não deram resultado. Resetar o aparelho ajusta ele novamente para os padrões de fábrica. Depois desse procedimento você terá que reconfigurar novamente seu roteador, incluindo o nome da rede e as senhas.

– Mudar o canal wireless: É uma opção válida para lugares onde há vários sinais de roteador simultaneamente, como prédios e condomínios. A mudança de canal pode impedir que haja interferência do sinal dos outros aparelhos na frequência do seu.

Se nenhuma dessas opções funcionar, será necessário chamar um técnico. Às vezes o problema pode ser externo e somente um profissional poderá ajudá-lo. Ele também poderá lhe aconselhar sobre a possibilidade de substituição de seu aparelho roteador depois de fazer todos os testes em sua rede.

Por Patrícia Generoso

Roteador

Foto: Divulgação





CONTINUE NAVEGANDO: