Aprenda aqui como tirar o print da tela no notebook.

A opção de captura de tela é utilizada em qualquer plataforma digital e com o Windows não poderia ser diferente. Se você quer ou precisa compartilhar alguma foto ou informação que esteja na tela de seu notebook, o print é uma maneira mais fácil e conveniente para se fazer isso. Neste artigo mostraremos algumas maneiras diferentes para capturar uma imagem do seu notebook.

Tirar screenshots rápidos com o Print Screen (PrtScn)

O botão Print Screen que se encontra no teclado de seu notebook é capaz de capturar uma imagem e guarda-la como um arquivo do computador ou fazer uma captura de tela utilizando apenas uma janela (em vez de toda a tela). O botão print screen pode ser rotulado como "PrtScn", "PrntScrn" ou algo similar.

Na maioria dos teclados, o botão é normalmente encontrado entre o F12 e o Scroll Lock. Em alguns teclados de notebook, você terá que pressionar a tecla "Function" ou a tecla "Fn" para acessar o recurso Print Screen. Quando você pressionar a tecla, a imagem será diretamente armazenada na área de transferência de seu notebook.

Para salvar sua imagem como um arquivo

Pressione a tecla "logotipo do Windows + PrtScn. Em alguns notebooks e outros dispositivos, você terá que pressionar a tecla "logotipo do Windows + Ctrl + PrtScn" ou "tecla do logotipo Windows + Fn + PrtScn”. Verifique o manual de seu notebook para mais informações.

A tela vai escurecer por um momento e você vai ver a imagem aparecer como um arquivo em uma pasta intitulada "Imagens", dentro da pasta "Imagens" padrão. A imagem é automaticamente rotulada com um número.

Para capturar uma imagem de tela sem salvar

Pressione a tecla "PrtScn". Uma captura de tela do seu monitor agora será copiada para a área de transferência. Abra o seu editor favorito de imagem, processador de texto ou outro programa que deseja usar a imagem em seu notebook. Escolha a opção Editar>Colar para colar a imagem onde quiser. As dimensões da imagem serão as mesmas que a resolução da área de trabalho. Nota: Em alguns notebooks e outros dispositivos, você vai ter que pressionar as teclas "Alt + Fn + PrtScn" para conseguir finalizar o processo.

Para uma captura de tela de apenas uma janela

Clique na barra de título da janela que você deseja capturar. Pressione "Alt + PrtScn". Uma captura de tela da janela ativa no momento será copiada para a área de transferência, assim como na última sessão. O próximo passo é colar em seu editor de imagem favorito ou editor de documentos. Nota: Em alguns laptops e outros dispositivos, você novamente precisará pressionar as teclas "Alt + Fn + PrtScn”, verifique corretamente o manual do seu notebook para mais informações.

Tirar screenshots mais flexíveis com a Ferramenta de Recorte

A ferramenta Snipping tem sido muito utilizada pelo Windows para capturar imagens. Esta ferramenta foi incluída pela primeira vez no Windows Vista e nunca recebeu qualquer atualização, além de algumas correções de bugs. A ferramenta de recorte pode tirar screenshots de uma janela aberta, área retangular, uma área de forma livre ou a tela inteira. Você pode personalizar os seus recortes com canetas de cores diferentes ou um marcador e salvar como um arquivo de imagem ou MHTML.

A Ferramenta de Recorte no Windows Vista, 7 e 8 tem uma limitação: não é possível capturar screenshots que envolvam movimentos do mouse. Para capturar algo que envolve o movimento do mouse, como menus e dicas de ferramentas pop-up, você terá que usar o método Print Screen.

No Windows 10, a Ferramenta de Recorte tem uma nova opção "Delay", que permite capturar screenshots como pop-up, menus e dicas de ferramentas. Abra o aplicativo Ferramenta de Recorte e clique Delay. A partir da lista drop-down, clique sobre o número de segundos que você gostaria de esperar até que a sua imagem é tomada.

Agora escolha o tipo de recorte que você quer fazer, clicando na seta ao lado; Você poderá escolher entre um dos quatro tipos de snip de forma livre, retangular e em tela cheia.

Ao contrário de um recorte regular, a tela não vai desaparecer imediatamente. Em vez disso, você terá que esperar de 1 a 5 segundos, dependendo do atraso que você escolheu, para configurar seus screenshots. Você pode usar esse tempo para abrir o menu pop-up ou dica de ferramenta que você deseja capturar. Uma vez que seus segundos se passaram, a tela irá congelar para que você possa criar o seu recorte. Se você escolheu janela ou em tela cheia, ela só vai capturar o recorte imediato.

Paulo Naylan Chaves Freitas


Confira aqui algumas dicas de como preservar a bateria do seu notebook.

Mesmo que por pura curiosidade, todo mundo já deve ter colocado ao menos uma vez baterias e pilhas no freezer de casa para eventualmente “ressuscitar” as mesmas com o resfriamento. Apesar de ser um processo curioso e de muitos adeptos e divulgadores a coisa não é por aí…Até mesmo por um simples “não custa tentar” é bom não fazer nada disso. Entre diversos outros fatores, as condições e a umidade dentro do freezer podem acabar causando mais danos a bateria no lugar de supostamente renová-la.

Então nada de achar que os fabricantes de baterias fazem conspiração. Até agora ainda não contamos com nenhuma tecnologia que consiga produzir uma fonte de energia que seja inesgotável e que possamos usá-la em notebooks, tablets e smartphones.

Antes de tentar esses métodos que prometem verdadeiros milagres na bateria, uma boa ideia é sempre usá-la com bom senso, fazer os ajustes quando for preciso e claro, quando chegar o momento trocá-la.

De qualquer forma existem várias coisas que podem ser feitas para que o desempenho da bateria seja otimizado (e não estamos falando do freezer!).

Uma das primeiras coisas que o usuário pode fazer é reduzir o brilho do monitor de seu aparelho. Quanto mais brilhante a tela for mais desperdício da bateria haverá.

A lista de vilões vai bem além da tela. Dispositivos USB que estejam conectados e que ficam lá sem uso também contribuem para um uso “prejudicial” da bateria.

Softwares que não estão configurados corretamente e execução de diversos programas ao mesmo tempo não são coisas ideais de se fazer.

Um bom exemplo nesse ponto é o celular que está conectado ao notebook ou a impressora e que não estão sendo usados. Eles ficam sugando a energia da bateria, contrariando a falsa ideia de que se não estão em atividade não consomem nada. Na hora de economia da energia é bom ficar atento a todos os periféricos que estejam conectados a sua máquina para evitar o desperdício.

Outro ponto que entra na lista de dicas de economia é sempre desligar o Wi-Fi e o Bluetooth de seu notebook toda vez que não estiver usando os mesmos.

Por final, para fazer a recarga não saia pegando qualquer carregador que você encontrar por aí e nem deixe a energia do computador acabar por completo. O ideal é que a bateria seja recarregada quando estiver entre 20% e 30%.

No caso de a bateria não durar mais de 30 minutos, pode ser sinal de que já está na hora de fazer a troca. E lembre-se de sempre buscar por alternativas originais para seu aparelho.

Por Denisson Soares





CONTINUE NAVEGANDO: