Dicas para Economizar a Bateria do Notebook



  

Confira algumas dicas para fazer a bateria do notebook durar mais.

Você estava trabalhando em uma atividade importante e de repente o seu notebook desligou, e você está sem a fonte para recarregá-lo imediatamente? Essa situação inconveniente é comum, pois as baterias desses dispositivos não costumam durar tanto quanto as suas marcas prometem e acabam desligando-o nos momentos em que mais precisamos dele.

Para fugir desse problema, você pode adotar algumas medidas simples e práticas que ajudam o aparelho a trabalhar por mais tempo, impedindo que você tenha que interromper as suas tarefas.

Confira abaixo dicas de como fazer a bateria do seu notebook durar mais tempo e não te deixar na mão:

1. Reduza a resolução

Assim como acontece com os celulares, quanto mais alta estiver a resolução da tela do notebook, mais pixels ela será obrigada a processar por vez, o que implica em um gasto maior de carga. Se você está apenas digitando um arquivo de texto, a resolução Full HD não é necessária nesse caso, pois não faz muita diferença.

Portanto, para fazer a bateria durar mais alguns minutos, você pode diminuir a resolução da tela. Para tal, basta clicar com o botão direito na Área de Trabalho, optar pela alternativa ‘’Configurações de exibição’’, em seguida escolha o botão ‘’Configurações de vídeo avançadas’’ e, por fim, é só reduzir a resolução de acordo com a sua necessidade.

2. Diminua o brilho da tela

Apesar de parecer algo muito simples, diminuir o brilho da tela costuma funcionar bem para conservar a bateria do computador por mais tempo, pois essa função gasta muita energia do aparelho. O ideal é manter a iluminação da tela somente em um nível que te possibilite enxergar aquilo que está fazendo. A redução do brilho pode ser feita através da tecla específica do dispositivo, clique sobre ela e vá diminuindo até onde quiser.

3. Desligue a tela quando não estiver usando o notebook





Sem perceber, muitas pessoas acabam deixando a tela do computador ligada o tempo todo, mesmo quando não estão usando-o. Essa ação consome muita energia e faz com que a bateria acabe rapidinho. Sendo assim, é aconselhável desligar a tela quando não estiver usando o dispositivo.

Para configurar a tela para desligar quando não está em uso, você deve apertar o botão direito do mouse na Área de Trabalho, selecione ‘’Configurações de exibição’’, vá em ‘’Energia e suspensão’’, depois determine em quanto tempo a tela tem que ser desligada quando não estiver sendo usada.

4. Abaixe o som

Além da tela, o volume do som também influencia no gasto da bateria do notebook. Se você está executando uma atividade da qual não precisa ouvir nada, procure abaixar o volume ou até mesmo desligar para poupar a carga da bateria. Clique no ícone de som na Barra de Tarefas e deligue o volume ou diminua-o. Caso haja a necessidade de ouvir algo, recomenda-se usar fone de ouvido, visto que consome menos energia.

5. Dê preferência para aplicativos mais simples

Os softwares pesados exigem mais carga do notebook, consequentemente consomem a sua bateria em menor tempo, pois forçam o uso do hardware do dispositivo. Quando precisar economizar energia, o mais apropriado é usar aplicativos mais leves. Uma boa ideia quando estiver digitando é trocar o Microsoft Word pelo Bloco de Notas.

6. Desative os recursos de conectividade

Os recursos para conectar o notebook à internet ou a outros aparelhos como, por exemplo, Bluetooth e Wi-Fi gastam muita bateria. Por isso, se você quer economizá-la, uma dica funcional é desativar essas funções quando estiver trabalhando no computador sem utilizá-las. É acessar o ícone de cada recurso, disponível na Barra de Tarefas e optar por desativá-los.

Por Simone Leal

Bateria de notebook



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *