AMD x Intel – Qual o Melhor Processador



  

Confira aqui um comparativo entre as marcas e qual é a melhor para você.

Se você está perto de comprar um notebook com um processamento e um vídeo mais "encorpado", tenho certeza que se essa dúvida já não chegou a você logo irá chegar. Afinal, o que casa melhor: Processador AMD ou Intel Core?

Essa é uma escolha nem um pouco fácil, ainda mais se você já tem uma experiência agradável com uma das "duplas". Por isso iremos tratar desse assunto com total neutralidade e sem favoritismo.

Não é surpresa para ninguém que os processadores Intel carregam uma legião maior de fãs, devido ao seu desempenho, performance gráfica, número de núcleos e por aí vai, mas e se lhe for apresentado um mundo dos processadores AMD que era embaçado pela grandiosidade da Intel?

Antes de tudo, vale lembrar que essas dicas são especificas para  análise em portáteis, como notebooks, ultrabooks e netbooks.

Quando se trata de desempenho e comparando de modelos concorrentes, os processadores Intel levam vantagem, às vezes por pontos decimais. Quando for comprar um portátil, recomendo usar o site GPU BOSS. Ele lhe oferece a possibilidade de comparação entre vários aspectos dos processadores e placas de vídeos, lhe projetando em uma escala de 0 a 10 quem terá o melhor desempenho.





Se optar por processadores Intel, recomendo comprar um i7, pois diferente dos desktops, quando seu processador não lhe oferecer mais um desempenho à altura das atividades exercidas, você não poderá simplesmente trocar o processador, sendo necessária a troca completa do aparelho. Outro conselho é procurar por processadores da terceira geração em diante. Nada contra a primeira e segunda, mas elas se tornaram defasadas e antiquadas. Fechando o assunto desempenho, procure processadores da série QM, um processador Intel Core i7 3610QM é mais poderoso do que um i7 5500U.

Já olhando pelo fator placa integrada, vale a pena reavaliar seus conceitos sobre a AMD. Com uma tecnologia superior à Intel, processadores AMD podem lhe render melhor desempenho gráfico combinado com o processador de quatro núcleos, além de consumir menos energia que a rival. Com placas integradas que chegam a mais de 2GB de vídeo, você desfrutará do melhor do vídeo onboard utilizando o sistema de controle gráfico dos processadores Intel, que mais uma vez supera a concorrente pela facilidade e funcionalidade do painel de controle. Para melhorar sua situação, a AMD criou um sistema em que permite utilizar a placa gráfica do processador (integrada) com a placa de vídeo AMD Radeon (dedicada) simultaneamente, tornando assim a memória total gráfica superior a 3.5 GB, o que torna capaz o processamento de jogos mais pesados e programas que requerem esforço de vídeo. Essa tecnologia se chama “Dual Graphics” e pode ser conhecida melhor clicando AQUI.

Por fim, quero ressaltar que foram categorizadas o desempenho e performance gráficas nesse post. Quesitos como marca do dispositivo, placa mãe, placa de vídeo dedicada, foram descartados e fica uma curiosidade: Você pode encontrar um notebook com processador Intel Core e uma placa de vídeo AMD Radeon, da mesma forma que pode encontrar um com processador AMD com placa Nvidia GeForce.

Wendel Dias Quaresma



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *