Dicas para Melhorar o Desempenho do Computador ou Notebook



  

Confira aqui algumas dicas para deixar o seu computador ou notebook mais rápido.

Com o passar do tempo, seu computador passa a perder potência devido a diversos fatores. Com isso, ele pode não ser mais suficiente para suprir suas necessidades. No entanto, se você não tem recursos para investir em um novo desktop ou notebook, talvez a melhor opção seja seguir algumas dicas que ajudarão a aumentar o poder de fogo de seu computador. Para ajudá-lo, separamos quatro medidas eficientes para que você possa usufruir novamente da potência de sua máquina.

1 – Limpe seu computador por dentro: A poeira acumulada com o tempo pode ser um fator determinante para a perda de desempenho de seu PC. Ela pode prejudicar a ventilação de componentes importante, bem como impedir que alguns deles funcionem em seu melhor estado. Sendo assim, abra seu computador ou notebook e utilize um spray de ar. Você também pode fazer isso no teclado, melhorando sua aparência e permitindo o uso mais pleno das teclas.

2 – Limpar ou aumentar a memória RAM: A memória RAM é um componente vital para o funcionamento de sua máquina. Ela trabalha em harmonia com o processador para permitir que você utilize diversos programas ao mesmo tempo. Para aumentar o desempenho de seu computador, você pode realizar a limpeza dos pentes de memória ou até adquirir outros com maior quantidade de MB para introduzir em seu PC. Dessa forma, você conseguirá obter respostas mais fluídas e rápidas em todo o uso do sistema, como para abrir programas, executar jogos, acessar a internet, entre outras atividades.





3 – Reinstale ou formate seu sistema operacional: Seja Windows, Mac ou Linux, todo sistema acumula dados que podem deixar seu computador lento durante o tempo de uso. Para solucionar esta questão, você pode utilizar programas de limpeza que são bastante úteis. No entanto, por melhor que sejam, eles não superam a remoção completa que uma formatação ou reinstalação proporciona. Dessa forma, você pode optar por realizar a formatação de seu computador para ter um sistema sendo executado de maneira mais rápida e sem os "lixos de dados" existentes devido ao acúmulo de uso. A formatação também elimina a maioria dos vírus que podem estar instalados em seu computador, danificando o desempenho do sistema.

4 – Substitua a bateria ou fonte de alimentação: Muitos usuários reclamam da pouca duração da bateria de seu notebooks. Isso normalmente resulta em redução de desempenho, visto que o usuário diminui o brilho da tela, executa programas em baixo desempenho, entre outras ações, só para ganhar autonomia da bateria. Por isso, talvez seja a hora de você adquirir uma bateria nova para seu notebook. Assim, você poderá utilizar o poder máximo de sua máquina para acessar a internet, executar jogos e utilizar programas mais complexos. Os desktops contam com fontes de alimentação que são ligadas diretamente em uma fonte de energia. Para esses usuários esse problema é quase inexistente.

Por William Nascimento



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *