Google irá aumentar o sistema de segurança no Chrome



  

Nova versão do navegador Google Chrome terá novidades quanto à segurança dos sites.

Segurança na interneté um quesito cada vez mais necessário aos sites atualmente. Com a grande quantidade de informações que circulam pela rede, e as possíveis interferências dos chamados “piratas digitais” ou “hackers”, os dados têm que ser bem protegidos.

E é essa a intenção da empresa Google. Ela deseja que cada vez mais desenvolvedores de web ofereçam suas páginas de internet seguindo o protocolo HTTPS, ao invés da usual HTTP. Para incentivar essa mudança, a nova versão do navegador Google Chrome não alertará mais os usuários quando um site possuir “conteúdo misto”, variando entre os dois formatos.

Até a versão atual do navegador, a classificação é feita através de um sistema de “bandeiras”. Quatro no total. Ao acessar uma página completamente em HTTPS , um cadeado verde aparecerá para o usuário. Se o protocolo utilizado ainda for o HTTP, o usuário verá uma folha branca. E se o HTTPS está quebrado no site, o usuário enxerga um cadeado com uma letra X vermelha, alertando para a falta de segurança nos dados do site.

Se a página tiver elementos tanto de HTTP quanto de HTTPS, o ícone que o usuário enxergará será o de um cadeado com um triângulo amarelo do lado. Dessa forma, o usuário fica ciente de que o site não é tão seguro quando um HTTPS nem tão inseguro quanto um em que o HTTPS está quebrado.





Para incentivar o final desses sites mistos, a nova versão do navegador não apresentará essa última bandeira, a partir da próxima versão, o usuário somente verá uma folha em branco, assim como nas páginas que possuem o código HTTP. A ideia segundo o Google e diminuir o nível de atenção requerida do usuário.

No entanto, o Google recomenda às desenvolvedoras que suas páginas sejam publicadas em HTTPS, para proteger melhor seus dados. Ao mudar seu protocolo, os sites ganharão, além do cadeado verde na barra de endereços, maior confiança do usuário.

Por Patrícia Generoso

Segurança Google Chrome



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *