Dicas para resolver problemas do roteador



  

Alguns problemas com o funcionamento da internet podem ser ocasionados por falhas no roteador. Os usuários podem tentar resolver tomando algumas atitudes.

Às vezes a internet apresenta problemas, como lentidão ou quedas frequentes. O problema algumas vezes pode estar relacionado com o funcionamento de seu roteador. Este aparelho é o responsável pela conectividade entre os dispositivos que terão acesso à internet, como os computadores, telefones ou tablets, por exemplo.

Saiba como resolver alguns problemas de seu aparelho:

– Reiniciar o roteador: Alguns problemas são solucionados somente com a reinicialização do dispositivo. Para reiniciar seu roteador, basta retirá-lo do fio de alimentação de energia por alguns segundos e em seguida religá-lo. Se possuir um modem separado, experimente fazer o mesmo com ele.

– Verifique os cabos: Cabos soltos ou mal encaixados podem causar instabilidade e queda no sinal de internet. Sempre investigue as conexões, em busca de alguma possível interrupção nos dados. É recomendável também que os fios não fiquem expostos em lugares com muito movimento de pessoas, para não se desgastarem.

– Mude seu roteador de lugar: As vezes algumas barreiras físicas podem impedir que  o sinal de seu roteador seja distribuído corretamente. Uma simples mudança de posicionamento do aparelho pode solucionar o problema.





– Resetar seu roteador: Essa é uma opção para usuários mais avançados e só é recomendada quando as outras opções não deram resultado. Resetar o aparelho ajusta ele novamente para os padrões de fábrica. Depois desse procedimento você terá que reconfigurar novamente seu roteador, incluindo o nome da rede e as senhas.

– Mudar o canal wireless: É uma opção válida para lugares onde há vários sinais de roteador simultaneamente, como prédios e condomínios. A mudança de canal pode impedir que haja interferência do sinal dos outros aparelhos na frequência do seu.

Se nenhuma dessas opções funcionar, será necessário chamar um técnico. Às vezes o problema pode ser externo e somente um profissional poderá ajudá-lo. Ele também poderá lhe aconselhar sobre a possibilidade de substituição de seu aparelho roteador depois de fazer todos os testes em sua rede.

Por Patrícia Generoso

Roteador

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *