Startup quer transformar carros em antenas wi-fi gratuitas



  

Uma iniciativa desenvolvida por uma startup portuguesa, que poderia ser adotada no Brasil, promete oferecer mais opções de conexão aos usuários. A empresa quer tornar os carros em antenas wi-fi, usando a estrutura de conexão dos veículos com acesso à internet.

A ideia é da startup Veniam, com sede na cidade do Porto, Portugal. Segundo ela, todos os carros conectados ao sistema serão equipados com um tipo de hotspot wi-fi, carregado pelo próprio veículo, assim, qualquer pessoa pode se conectar à rede.

A intenção é que o projeto seja financiado por prefeituras e governos que tenham interesse em criar redes de internet gratuitas para seus habitantes. Trata-se de uma iniciativa inovadora (e ambiciosa) da companhia, que quer conectar todos os automóveis do mundo em seu sistema.

Será uma tarefa difícil, uma vez que existem mais de um bilhão de carros no planeta e a previsão é que esse número aumente.

Pouco mais de 660 veículos particulares já foram cadastrados no serviço oferecido pela Startup, contudo, todos em Portugal. A empresa já atua no país operando um serviço de internet com mais de 95 mil usuários. Algumas prefeituras, como a da cidade de Porto, já anunciaram que adotarão o sistema, inicialmente na frota de ônibus, táxis e caminhões da prefeitura.





João Barros, presidente da Veniam, está feliz com os possíveis resultados e afirmou que este é o primeiro passo da "internet das coisas que se movem":

Ele ainda acredita que essa é a forma mais adequada de levar internet a locais em que a infraestrutura não permite as conexões convencionais. Sem contar que o serviço pode funcionar nos locais onde não há energia elétrica, pois depende somente da baterias dos veículos.

Por Ana Rosa Martins Rocha

Foto: divulgação



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *