Nova ferramenta do Facebook ajuda a prevenir suicídios



  

A rede social mais comentada da atualidade, o Facebook, criou uma nova ferramenta. Ela será implementada na rede com o intuito de ajudar muitas pessoas que estão passando por situações complicadas. O intuito da ferramenta é colaborar na luta mundial contra o suicídio. 

A sua função é bastante discreta. Para que ela funcione, é necessário que as pessoas reportem para o Facebook possíveis mensagens suicidas publicadas nos perfis dos amigos.

A rede social começará a distribuir o novo recurso dentro de poucos meses para o público norte- americano. De acordo com o Facebook, a ferramenta deverá ser aprimorada para ser apresentada para outros paises.

A ferramenta parece "mais um" adereço da rede, no entanto, ela possui uma conotação bastante importante e pode ajudar a salvar vidas no mundo inteiro.

O funcionamento é bastante simples: se uma pessoa perceber no seu feed de notícias que um amigo publicou uma mensagem de desespero ou que seja traduzida num possível suicídio, ela poderá reportar a publicação para o Facebook.

Na próxima vez que o amigo fizer login, ele receberá uma mensagem gerada de forma automática oferecendo auxilio. A ajuda prestada pelo Facebook será dada questionando se a pessoa quer falar com alguém ou se precisa de dicas de apoio.





O Facebook já oferece o serviço de apoio ao suicida, no entanto, ela é apresentada de forma mais trabalhosa. Para reportar o post suicida é necessário entrar em contato com a rede, encaminhando o link do perfil ou até mesmo o print da tela contendo a mensagem suspeita. Agora, com o novo mecanismo, ficará muito mais rápido e fácil reportar à equipe.

Outra novidade é que os profissionais responsáveis por esta área estarão disponíveis 24 horas dos sete dias da semana.

Se estiver precisando de ajuda para suportar uma situação difícil, entre em contato pelo 141 com o Centro de Valorização da Vida (CVV).

Por Melina Menezes

Foto: divulgação



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *