Projeto Spartan foi anunciado pela Microsoft



  

Após muitos rumores, finalmente a Microsoft anunciou oficialmente o Projeto Spartan, em um evento realizado no dia 21 de janeiro. O novo browser tomará o lugar do tradicional Internet Explorer, após sua décima versão, e aparecerá no Windows 10. Porém, ainda não será visto nas primeiras versões de testes do novo sistema operacional.

A Microsoft tem buscado se renovar há algum tempo, e a substituição do Internet Explorer, navegador muito criticado por usuários e principalmente desenvolvedores é, sem dúvidas, um passo importante. A interface do novo navegador, que ainda não tem o nome definido, seguirá as tendências já há muito adotada por navegadores como Chrome e Firefox, fugindo do que vemos atualmente no IE. O design minimalista será adotado, com poucas bordas e foco no conteúdo.

Além de novo visual, a Microsoft implementou uma nova engine para renderização do conteúdo dos sites. O Trident, engine utilizada até então, será substituída. No entanto, nada foi revelado quanto a extensões. Mas como elas também são presença importante nos demais navegadores e a Microsoft está tentando se aproximar dos concorrentes, podemos esperar por informações a respeito disso.

Alguns recursos interessantes foram anunciados para o novo navegador. Entre eles, um modo de anotações permitirá salvar páginas da web com notas, que poderão ser feitas com uma caneta stylus, mouse, teclado, ou mesmo com os dedos. As anotações ou mesmo desenhos poderão ser compartilhados pela nuvem com os amigos, e será possível que outras pessoas também acrescentem comentários.
Além disso, o navegador terá integração com a assistente pessoal Cortana, que já está com presença confirmada em todas as plataformas com Windows 10. A Cortana estará acessível através da barra de endereços do navegador. Com ela, poderemos obter informações em tempo real, como trajetos, clima e dicionário.
Seguindo o conceito de colocar o foco na leitura, o navegador também terá um modo de exibição do texto principal, eliminando o restante conteúdo para evitar distrações.





O Projeto Spartan está previsto para começar a aparecer daqui a três ou até cinco meses.

Por Daniel Cavalcante

Projeto Spartan



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *