Novidades e polêmicas quanto ao novo OSX Yosemite



  

Desde que a Apple decidiu distribuir os sistemas operacionais gratuitamente para usuários Mac, a adoção às atualizações tem sido rápidas e em número muito superior aos tempos de OS pago. O OSX Yosemite foi lançado no último dia 16 e já atingiu a marca dos 13% de computadore mac nos EUA e Canadá.

Embora a diferença na velocidade de adoção dos OSX Yosemite e Maveric tenha sido brusca em relação ao OSX Mountain Lion (o último OSX a ser pago), deve-se levar também em conta o aumento considerável nas vendas de computadores portáteis.

No entanto, parece que os lançamentos da Apple costumam vir acompanhados de polêmicas. O Yosemite tem recebido algumas centenas de reclamações relativas à conexão wi-fi. Os fórum oficiais foram bombardeados de relatos de usuários que não conseguem uma boa conexão, ou ainda, conexão alguma. Até o momento de redação deste artigo, a Apple ainda não havia se pronunciado a respeito.

Apesar disso, o sistema empolga os usuários com as novidades chamadas de de Continuidade (Continuity), que são o conjunto de recursos que integram Macs com iGadgets. Agora é possível a sincronização de dados pelo iCloud, transferência de arquivos entre dispositivos pelo AirDrop e visualizar fotos e vídeos de iGadgets em Macs com o AirPlay.

Um dos recursos interessantes é o Handoff, que permite a sincronização do Mail, Safari, Pages, Numbers, Keynote, Mapas, Mensagens, Lembretes, Calendário e Contatos. É possível iniciar uma tarefa em uma dessas aplicações no seu iPhone e concluí-la no Mac. Mas, para isso, é necessário que os aparelhos móveis estejam atualizados com o iOS8.

Porém, assim como o wi-fi, os recursos Continuity irritaram os usuários por apresentar uma limitação: só funciona com aparelhos recentes, quase sempre modelos de 2012 para cá. Com isso, usuários da comunidade open source, que sempre gostam de resolver os problemas por si mesmos, criaram e disponibilizaram gratuitamente a Continuity Activation Tool. 





Ela habilita o uso de alguns dos recursos Continuity (Handoff, Instant Hotspot e AirDrop) em outros modelos de Macs que não são originalmente suportados pelo Yosemite.

O OS X Yosemite pode ser encontrado de graça para todos os usuários na Mac App Store.

Por Daniel Cavalcante Sousa

Foto: divulgação



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *