Novo dispositivo aumenta a segurança no acesso a contas do Google



  

O Google elaborou um dispositivo USB para ser conectado ao computador como suporte à verificação de identidade em duas etapas. Para provar ser o dono do perfil e acessar sua conta do Google e os aplicativos através do Chrome, os usuários poderão contar com mais essa opção de segurança.

A nova Chave de Segurança (Security Key), como a própria empresa está chamando o novo produto, que mais parece um pen drive, garante que você, ou pelo menos sua chave, está conectado ao computador, impedindo ataques remotos à sua conta por parte de hackers e programas maliciosos.

A verificação em duas etapas, disponibilizada pelo Google há anos, tem o simples objetivo de garantir mais segurança no acesso às contas, requerendo sua senha juntamente com outros dados, seja uma pergunta de segurança, dados pessoais etc, e tem se tornado mais usual depois dos recentes casos de invasão de contas, principalmente aqueles de roubos de fotos íntimas de celebridades. Isso porque os caracteres que compõem a senha podem ser digitados em qualquer teclado, em qualquer computador ao redor do mundo, sem o mínimo conhecimento do usuário de que sua conta está sendo acessada – às vezes até ao mesmo tempo em que ele está conectado.

A empresa dona do site de buscas mais famoso do mundo, e outras também, oferecem ferramentas que alertam os usuários sobre quando e de onde suas contas estão sendo acessadas, caso seja um local diferente daqueles de onde usualmente a pessoa se conecta, mas a única maneira de se garantir que a invasão não ocorra é a segunda verificação de identidade após a inserção da senha. Neste caso, o Google sai na frente com o dispositivo USB que, via de regra, deve permanecer com o “titular” da conta.





Mas se engana quem pensa que qualquer pen drive esquecido no fundo da gaveta funcionará. O Security Key do Google usa o protocolo U2F (sigla em inglês para 2ª Verificação Universal), gerenciado pela empresa FIDO Alliance. Ela utiliza criptografia de chave pública para criar um único dispositivo USB capaz de autenticar a conexão do usuário, garantindo que nenhuma tentativa de invasão obtenha sucesso. E também se engana quem acha que com o novo brinquedinho terá garantia de segurança em qualquer lugar que for. Isso porque por enquanto o Chrome é o único navegador que suporta a tecnologia do U2F, o que significa ter que voltar para a verificação em duas etapas com códigos por SMS ou aplicativos do celular verificados para acessar sua conta com segurança quando o computador não tiver o Chrome instalado.

O “Security Key” tem que ser comprado, e nos EUA o valor varia de US$15 a US$ 50. 

Por Felipe Foureaux Freitas

Security Key do Google



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *