Microsoft lançou o Windows 10 com grandes novidades



  

De olho em um mercado cada vez mais móvel, a Microsoft anunciou  que faria o lançamento do Windows 9, mas pulou direto para a 10ª versão. Dessa forma a empresa pretende focar na união das plataformas para atender uma gama de dispositivos, de smartphones a computadores, e ainda explorar o universo mobile, além da computação nas nuvens. 

Ao contrário de todas as expectativas geradas pelo evento, a Microsoft pulou o Windows 9 e foi direto para o versão 10 da plataforma. A empresa explicou que o nome representa um novo marco. "Quando o produto completo estiver pronto, acreditamos que vão concordar que Windows 10 é o mais apropriado", afirmou o vice-presidente de sistemas operacionais, Terry Myerson, durante a apresentação em São Francisco, nos Estados Unidos.

Na última quarta-feira, dia 1º de outubro a edição especial para desenvolvedores, o Technical Preview, foi liberado. O novo sistema chega para usuários domésticos apenas no ano que vem, em 2015, e substituirá o Windows 8, lançado há dois anos, em 2012. “O novo sistema desbloqueia novas experiências para permitir que os usuários trabalhem, joguem e se conectem", afirmou Myerson. 

Um dos problemas identificados pelos usuários do sistema operacional Windows 8 e que volta na nova versão é menu “Iniciar”.  O botão volta a aparecer em sua forma original, exibindo os últimos programas e documentos acessados, o que facilita e agiliza o uso do sistema, além de opções para desligar e reiniciar o dispositivo. Porém, o botão também vem com novidades, ele é composto por blocos dinâmicos personalizáveis e conta com o recurso de busca, que vai funcionar de maneira integrada, incluindo arquivos do computador ou páginas da web.





Outra novidade, é o recurso semelhante ao do MacOS X, sistema da Apple para computadores. O Windows 10 também conta com múltiplas áreas de trabalho, que podem ser alternadas de forma a permitir o uso de diferentes aplicativos em execução ao mesmo tempo. Na parte inferior da tela, será possível visualizar as interfaces, como miniaturas dos programas. 

Por Vivian Schetini

Windows 10

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *