Pi-Top – Notebook feito com impressora 3D



  

Ninguém duvida das coisas curiosas e criativas que as pessoas já fizeram munidas de uma impressora 3D. A novidade do momento é a iniciativa de uma equipe de desenvolvedores londrinos, que acaba de levar a tecnologia 3D para o mundo dos notebooks.

O Pi-Top é o primeiro notebook montado a partir de uma impressora 3D e vem acompanhado da placa Raspberry Pi. A ideia é proporcionar ao consumidor a experiência de montar seu próprio laptop. A novidade virá com um kit composto pelas peças necessárias e por um manual de instruções, tornando ainda mais simples a montagem do aparelho.  

O Pit-Top já vem sistema operacional incluso, o Raspbian Os. Além dele, muitos outros itens, que não podem ser impressos, acompanham o produto: bateria com carga de seis horas, antena para Wi-Fi, teclado para laptop com track-pad, uma tela LCD TFT de 13.3 polegadas com resolução máxima de 1.366 x 768 pixels. Mas se você não tiver uma impressora 3D, não desanime. Existe a possibilidade do usuário comprar as peças restantes já prontas.

Segundo o site CNET, a equipe responsável já deu vida a um protótipo feito de três partes distintas. A impressão delas durou em torno 160 horas com uma Rockstock Max V2. Na montagem, foram utilizados PLA com 1,75 mm de extrusora com taxa de impressão de 77 mm/s. De acordo com o time inglês, o projeto só sentiu uma maior dificuldade para ter acesso a uma boa estrutura de suporte.

Para os ansiosos de plantão, infelizmente o Pit-Top ainda não tem data de lançamento divulgada, mas tudo leva a crer que em breve, os desenvolvedores irão lançar um financiamento colaborativo através do Kickstarter para arrecadar fundos suficientes e levar o projeto adiante.

Os ingleses afirmam que o preço será acessível, tornando a iniciativa possível para todos. Neste caso, vale a pena esperar para ver o que essa novidade adepta do “faça você mesmo” nos reserva.  





Por Clara de Souza

Pi-Top

Pi-Top

Pi-Top

Fotos: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *