Importância de fazer backup dos arquivos



  

Para muitas pessoas, backup é algo complicado, chato de ser feito e por isso é deixado de lado, sendo que são poucos os que procuram fazer backup dos dados que têm em seu computador. Até o dia em que o HD apresenta algum problema físico ou um vírus apaga todos os dados e aí a pessoa descobre que perdeu tudo. Recuperar estes dados é possível, mas custa muito caro, por isso o melhor continua sendo prevenir.

Backup nada mais é que salvar os seus arquivos em mais de um lugar, assim, se um local de armazenamento der problema, você tem os arquivos salvos em outro lugar. Se você salvar seus arquivos em um pen drive, por exemplo, então você já tem um backup.

Mas o backup vai variar de pessoa para pessoa e até mesmo de empresa para empresa. Uma pessoa que tem muitos arquivos e que está modificando estes arquivos diariamente precisa fazer um backup diário. O mesmo vale para uma empresa.

Neste caso, pode ser instalado um segundo HD, utilizando o primeiro e fazendo o backup no segundo.
Se a pessoa ou a empresa tiver uma rede de computadores, poderá fazer backup de um computador em outro que esteja conectado à rede, ficando atento ao espaço disponível no HD e o tamanho do backup a ser feito.

Quando o backup será feito, irá depender também de cada caso, sendo que para uns, o backup pode ser semanal, mas há quem precise de um backup diário e para algumas empresas o backup deverá ser feito mais de uma vez por dia.

O backup pode ser manual, ou seja, o usuário irá copiar os arquivos e colá-los no espaço reservado para o backup. Mas há vários softwares que fazem este serviço, você só precisa programar o horário e pronto. Na hora determinada, o aplicativo irá entrar em ação e fazer uma cópia dos arquivos para o local por você determinado.





O importante é fazer uma avaliação de cada caso para encontrar a melhor solução, definir o espaço para o backup, quantas vezes será feito e como será feito.

Ficar sem backup é um risco muito grande e só quem já perdeu seus arquivos sabe o quanto é importante ter esta cópia de segurança.

Por Russel

Backup

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *