A importância da criptografia para a segurança de dados



  

A maioria dos usuários de notebooks são constantemente expostos a casos de cibercrimes já que – em geral – os arquivos não são protegidos e, em muitos casos, impossibilita a recuperação de informações armazenadas, segundo estudo realizado pela empresa de tecnologia Gartner Group.

Os computadores portáteis fazem parte do cotidiano de milhões de brasileiros. Transações bancárias, relatórios de trabalhos e compras online, são apenas uma das atividades realizadas por milhões de usuários de notebook.

A utilização de notebooks se popularizou significativamente nos últimos anos em todo o Brasil. Os produtos são mais vendidos no mercado que os tradicionais desktop (computadores de mesa).

A empresa Gartner Group aponta em seu estudo que os casos de roubos e perdas de notebooks são mais frequentes do que se imaginava até então. Nos Estados Unidos, a cada segundo, 53 laptops são roubados ou perdidos, de acordo com o levantamento.

Doze mil notebooks são perdidos apenas nos aeroportos dos Estados Unidos, segundo o Instituto Ponemon. Apenas 19% dos usuários norte-americanos costumam aderir à criptografia de seus arquivos. Basicamente, criptografar significa tornar um arquivo em um código secreto, para que as informações não possam ser lidas até a decodificação.

Até grandes corporações como a Coca-Cola foram vítimas de roubo de computadores da empresa. Como não havia criptografia nos dados, a multinacional notificou funcionários e fornecedores a respeito dos dados que poderiam ser corrompidos.





A criação de cofres virtuais com o sistema de encriptação pode ser a solução para a proteção de dados, afirma a assessoria de imprensa da Steganos Safe, empresa que fornece ferramentas de software de segurança de dados.

As unidades seguras criadas funcionam como um tipo de unidade de disco rígido do notebook, as quais apenas aparecem no explorador do Windows quando abertas e desaparecem automaticamente após serem fechadas.

Aos interessados em experimentar gratuitamente a ferramenta da Steganos Safe por 30 dias, a versão de teste do programa – que conta com funcionalidade completa -, pode ser baixada através do site: http://segurisoft.com.br/safe/. O produto custa em torno de R$ 89,90.

Por Letícia Veloso

Foto: divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *