Wi-Fi – Dicas para ter internet em toda a casa



  

Para algumas pessoas ter Wi-Fi em toda a casa pode parecer a coisa mais difícil do mundo tecnológico. Mas a verdade é que não é assim. Alguns dispositivos ligados à internet conseguem manter a rede wireless por toda casa com qualidade.

Vamos às dicas para poder distribuir internet em todos os cantos de sua casa, de forma que não irá precisar se preocupar com apagões e nem a falta do Wi-Fi em alguns lugares.

– Roteador:

Sem ele fica muito difícil conseguir equipar sua rede interna. É o roteador que faz o sinal do seu wireless chegar a todo lugar. No mercado você pode encontrar vários roteadores, de diversas marcas e preços. Lembre-se que deseja cobertura máxima do Wi-Fi em toda a sua casa, até nos lugares elevados e menos utilizados, como banheiro, por exemplo. Isso é preciso ser levado em consideração na hora de escolher e comprar um roteador.

Você deve escolher aparelhos com potência acima dos 20mW, mesmo que você não conheça nada sobre essa especificação, exija número maior que isso. Os números comuns, diríamos padrões, são de apenas 100mW. Então, quando maior a sua potência, maior será seu alcance.

Certifique que onde mora não há muitos sinais de Wi-Fi. Assim ficar melhor para escolher aparelhos com até 2.4 GHZ é um bom aparelho em propagação e alcance.  Para quem mora e prédios, normalmente há mais Wi-Fi, então será melhor roteadores com até 5GHz ou, se possível, Dual Band. Assim não terá chance de ter interferência.





– Localização:

Interferências físicas podem atrapalhar a chegada do Wi-Fi. Paredes grossas e alguns obstáculos podem prejudicar a distribuição. Procure um ponto central da casa para posicionar o roteador. Um ponto, como um corredor, para que ele possa distribuir mais facilmente o sinal para toda casa.  Evite locais perto de paredes. Cada roteador tem um pico de frequência a ser observado.

– Repetidor:

Para quem precisa ou quer ter uma cobertura maior do Wi-Fi é preciso  usar um repetidor do sinal da internet. O preço mais acessível é de aproximadamente R$ 100. Não terá problemas para instalar já que é de fácil instalação. Em alguns aparelhos dá para fazer pontos de rede cegos. Assim nenhum roteador irá alcançar.  

Por Douglas Lima dos Anjos



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *