Novo Padrão de Tomada no Brasil – Benefícios



  

No ano de 2010 foi anunciado o mais novo modelo de tomada implantado como padrão no Brasil. Para os que reclamavam de terem aparelhos distintos com plugues completamente diferentes, essa padronização veio para colaborar. De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), antes de a nova tomada ser definida, o mercado contava com mais de 10 modelos de plugues e de tomadas diferentes, o que dificultava muito a vida dos consumidores.

A ideia principal é que com essa mudança todos os aparelhos domésticos vendidos no país possam ser ligados em quaisquer tomadas padronizadas. Isso evitará que o consumidor precise comprar um adaptador cada vez que compra um equipamento novo. Além disso, essa alteração permite que as novas construções possam ser feitas apenas com a “tomada padrão”, garantindo a satisfação e praticidade para o futuro morador.

Outro ponto positivo é que com o menor uso de adaptadores e outros métodos alternativos para conseguir ligar os aparelhos, o número de acidentes como o choque, tende a diminuir.

Chegar ao modelo ideal para ser colocado como padrão não foi uma tarefa simples. Foram mais de 15 anos discutindo, testando e comparando modelos para que um fosse o escolhido. Não apenas os especialistas e governantes participaram de todo esse processo. As indústrias e alguns consumidores também puderam opinar e debater.





Finalmente, no ano 2000, o modelo foi definido e o Inmetro publicou uma portaria sobre o padrão estipulado. Nela foram estabelecidos os prazos para que as indústrias se adequassem e passassem a oferecer para os consumidores os produtos adequados às novas regras.

A primeira vista, muitas pessoas estranham o novo modelo, que é bastante diferente dos demais. Porém, a padronização visa não só a facilidade, mas a segurança do consumidor. De acordo com informações fornecidas pelo Inmetro, o novo modelo de tomada não permitirá que nenhum objeto seja colocado entre o plugue e a saída da energia, o que oferece mais segurança.

Por Milena Godoy



1 comentário em “Novo Padrão de Tomada no Brasil – Benefícios

  • · Editar

    Isso é um absurdo como padrão antigo nunca usei adaptadores agora 90% das minhas tomadas usam adaptadores meu micro-ondas tem dois adaptadores pra funcionar… está país é a bosta da bosta… E certamente alguém encheu o bolso coestátá mudança. Mas tenho que reconhecer que as parte metálica por onde passa a energia está mais distante das crianças, entretanto isso podia ser feito antes sem alterar tudo.

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *