Tactus Technology desenvolveu tecnologia que faz botões de tela touch aparecerem e sumirem

  

  

Parte dos usuários que digitam por horas em smartphones e tablets acha desconfortável o teclado virtual que eles oferecem. Estes ainda preferem o teclado físico, pois permite maior produtividade, precisão e conforto.

Recentemente a empresa norte-americana Tactus Technology inventou uma nova tecnologia que parece mágica, segundo diversos sites internacionais. Trata-se de botões que surgem na tela sensível ao toque na hora da digitação e desaparecem quando o usuário termina de digitar, voltando a ser uma tela plana touchscreen normal. Estas informações foram dadas pelo CTO da empresa, Micah Yairi, em Las Vegas, durante a Consumer Electronics Show (CES) 2014, em uma entrevista para o site Business Insider.


Essa nova tecnologia possui a capacidade de se adaptar a qualquer tela sensível ao toque. É possível implantar a nova tela apenas fazendo a substituição da camada superficial do dispositivo. Além disso, não é necessário uma adaptação na estrutura do aparelho no momento da substituição. Quando se toca na tela sensível, fluídos passam por diversos microcanais que expandem rapidamente a camada de polímeros, fazendo os botões surgirem. Estes só aparecem na hora da digitação, sendo inutilizáveis em aplicativos como jogos e desenhos.

Segundo a empresa, “a sensação de tocar é cinco vezes mais rápida que a da visão”. Dessa forma, o novo sistema vai agradar tanto usuários que gostam dos botões como os que não sentem falta deles. A tecnologia deve ser lançada ainda no ano de 2014, mas não há data prevista.

Ela deve ser incorporada em smartphones e tablets produzidos por diversas empresas nacionais e internacionais. Ainda não se sabe os custos para ter uma tela dessa em um dispositivo. Porém, ela ainda precisa de alguns polimentos antes de ser lançada no mercado.

  

Ainda está havendo estudos detalhados em laboratório para o seu ótimo funcionamento. A nova missão da Tactus é fazer com que o sistema já saia de série no futuro.

Por Danilo Gonçalves

Smartphone com botões que somem

Foto: Divulgação

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *