Novo modelo de conector USB terá entrada reversível

  

  

Mesmo que alguém negue categoricamente é praticamente impossível que uma vez ou outra não tenha se confundido com a posição do cabo USB. É fato, mais de uma vez qualquer mortal já deu uma olhada na entrada USB do computador ou notebook para acertar a posição de encaixe do dispositivo. Não é o fim do mundo. Mas convenhamos que isso faz qualquer um perder a paciência ainda mais quando se está com pressa ou quando não se consegue ver direito a entrada do computador.

A novidade é que esse “probleminha” parece estar com o fim bem próximo. Ao menos esse é o objetivo do grupo USB 3.0 Promoter que anunciou na quarta-feira, dia 4, um novo modelo de conector USB que contará com uma entrada reversível.


De acordo com o site  The Verge, o "Type-C" possibilitará que o usuário encaixe seu pendrive ou cabo USB no computador sem ter que se preocupar com a posição da peça uma vez que tanto a parte superior quanto a inferior serão iguais.

Outro detalhe é que o novo USB Type-C não será a única mudança que deverá acontecer a esses dispositivos de conexão. Um design mais moderno além de um suporte escalável de carregamento de energia deverão fazer parte do pacote. Outro ponto é que o encaixe deverá também ser menor, semelhante ao USB 2.0 Micro-B, que se encontra presente na maioria dos aparelhos (smartphones Android).

Que é uma coisa boa ninguém duvida. Mas é interessante lembrarmos que tal conexão reversível não só existe como também já é utilizada como, por exemplo, a Lightning Bolt e a Thunderbolt bastante presentes em dispositivos da Apple.

  

O que diferencia é que a partir de agora será o padrão adotado por todos os conectores USB disponibilizados no mercado.

De acordo com a empresa fabricante do dispositivo os primeiros dispositivos que deverão vir equipados com a novidade deverão chegar ao mercado por volta de 2014.

Confira mais informações sobre esse tema neste arquivo PDF. Apesar de estar em inglês vale a pena dar uma olhada.

Por Denisson Soares

Cabos USB

Foto: Divulgação

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *