Saiba como cuidar corretamente do seu mouse



  

O mouse é uma mão na roda quando se trata de produtividade – programas de edição de textos, áudio, imagens e vídeos, navegadores de internet, entre outros. Ao escolher um mouse, você deve levar em consideração o tamanho, a ergonomia e a utilidade, por exemplo. Depois de considerar isso, com certeza vai querer cuidar bem dele, sempre o tratando com carinho, deixando-o limpo, para poder usar todas as suas funcionalidades com eficácia.

Para limpar o seu mouse corretamente, a primeira lição já e conhecida: nunca use produtos de limpeza, em especial os abrasivos (multiuso e alvejantes, por exemplo). O álcool isopropílico (geralmente utilizado em limpeza de componentes eletrônicos) é o mais recomendável para a limpeza dos mouses com esferas. É recomendável usar luvas ao manipular esse tipo de álcool.

Nunca deixe os roletes (normalmente são três na maioria dos modelos) sujos, pois o acúmulo de sujeira interfere no desempenho do periférico. A boa higiene será útil para o bom funcionamento do mouse. Empregue ferramentas adequadas para limpá-lo corretamente – do contrário, se usar objetos pontiagudos ou chaves de fenda, por exemplo, pode danificar o seu aparelho – poderá limpar com uma flanela com álcool isopropílico (se utilizar alguma ferramenta, faça isso de forma delicada, a fim de não estragar o mouse). A limpeza deve ser feita tanto externa, como internamente.

Também, cuide para não pressionar ou mesmo puxar o fio do seu mouse. Isso equivale a puxar pelo meio do fio um plug da tomada. Tenha certeza de que ele não é um fio de aço que nunca se rompe. Dê preferências em usar um bom descanso para o seu mouse, pois algumas mesas não irão te dar uma boa produtividade.

Tenha sempre em mente que o mouse é uma boa ferramenta para a sua maior produtividade, especialmente se você o utiliza como objeto de trabalho. Ele faz parte de seu computador, apesar de ser denominado periférico. Nunca espere os travamentos, para depois começar a fazer sua manutenção.





Lembre-se: a prevenção começa com os devidos cuidados desde o início. Como qualquer produto, ele deve ser valorizado. Não esqueça de dar o devido cuidado para o mouse, o seu companheiro inseparável do computador.

Por Cristiane Gusmão

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *